Do Diario de Pernambuco 

O Equador declarou que a vacinação contra a Covid será compulsória no país para as pessoas elegíveis. O governo equatoriano informou que a medida de tornar obrigatória a imunização contra o novo coronavírus se deve ao atual estado epidemológico do país, isto é, um aumento significativo de infecções e ao avanço de novas variantes preocupantes, como o caso da Ômicron.

De acordo com nota publicada no site oficial do Ministério da Saúde do Equador, aproximadamente 12,4 milhões de equatorianos, ou cerca de 77,2% da população dos que possuem cinco anos ou mais, já foram vacinados contra a doença. Entretanto, o órgão destaca no comunicado que a vacinação não será obrigatória para indivíduos com condições médicas ou contraindicações à imunização, que precisaram então apresentar um atestado de comprovação.

O Equador já havia anteriormente anunciado o plano de vacinar 85% da população ainda este ano, mas disse que existem doses de vacinas suficientes para imunizar todos os habitantes equatorianos.

Segundo dados do site Our World in Data, o Equador registrou mais de 538 mil casos da Covid e 33 mil mortes provocadas pela doença. Atualmente é um dos países com maior número00 de vacinados da América do Sul.