Do Metrópoles

Um festival de cinema que busca dar oportunidades ao público feminino está com inscrições abertas até 16 de junho. O CineMarias vai reunir obras do cinema dirigidas apenas por mulheres.

Para participar do festival, as obras precisam ter sido produzidas após o ano de 2018, ser brasileiras e ter duração de até 25 minutos. Mulheres cis, trans, travestis e pessoas não-binárias que atuaram como diretoras dos filmes podem inscrever seus trabalhos.

As produções inscritas irão participar de duas mostras competitivas de curtas. Uma será nacional e a outra capixaba. A 1ª Mostra CineMarias – Corpo é Território acontece de 1° a 3 de setembro, no Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória.

Veja também:   Cinco mulheres assassinadas em PE

O objetivo é dar protagonismo ao trabalho de mulheres em um espaço que ainda é majoritariamente ocupado por homens.

O CineMarias também vai disponibilizar um Laboratório Audiovisual. As inscrições para o LAB começam em 1° de junho para mulheres de 18 a 35 anos, prioritariamente residentes nos bairros abrangidos pelo Programa Estado Presente do Governo do Estado do Espírito Santo ou inscritas no CADÚnico.

As participantes receberão uma bolsa-auxílio de R$ 600 para a participação na ação educativa. As inscrições podem ser feitas no site do festival.

Veja também:   DANTAS: "Do mesmo jeito que ele (Duque) exonerou Tatiana, o povo vai exonerá-lo"