Fotos: Farol de Noticias/Celso Garcia

Publicado às 0545 desta quinta-feira (19)

Na manhã dessa quarta-feira a Câmara de Vereadores de Serra Talhada realizou uma sessão solene para entregar a Moção de Aplauso  046/2023, que subscrita e aprovada por todos os 17 vereadores, para a comunidade escolar do EREFM Antônio Timóteo, pela passagem dos 60 anos de existência do renomado estabelecimento de ensino e por ser responsável pela formação educacional de inúmeros cidadãos e cidadãs que por lá passaram.

A Moção de Apaluso foi aprovada em Sessão Ordinária realizada no dia 03 de outubro de 2023. Na ocasião a Diretora da Escola, a Professora Dalla Cilene, fez uso da Tribuna da Câmara. Na sua fala, ela agradeceu a aprovação da honraria, destacou os avanços que a escola tem conquistado nos últimos anos, alertou os vereadores para a necessidade de aprovarem projetos sociais que ajudem as comunidades e os jovens moram nas comunidades que fazem parte da área de cobertura educacional da escola. E completou dizendo “esse tipo honraria (Moção de Aplauso) devem ser concedidas a todas as escolas, sejam do estado ou do município, precisamos valorizar cada vez mais a educação na cidade e no nosso país”, declarou a gestora.

Os professores Paulo César Gomes e Israel Silveira , atual Gerente Regional da Educação do Alto Pajeú, também fizeram uso da fala, quando puderam retornar às lembranças, laços afetivos estabelecidos com a escola ao longo do tempo.

Para o PC Gomes, uma das marcas da escola é ser acolhedora com os profissionais e alunos que chegam ao educandário e aproveitou para homenagear alguns professores e funcionários que faleceram nos últimos anos, e Silveira enfatizou a “a coragem de quem estuda na escola e que sai preparado para vida, para enfrentar tudo”. Vários vereadores se alternavam no uso da tribuna, sendo que o momento mais emocionante foi a homenagem aos ex-diretores que ali se fizeram presentes.

 

A ORIGEM DA ESCOLA

A Escola Antônio Timóteo é uma instituição que veio enriquecer a comunidade de Bom Jesus e trazer a promoção pessoal com inclusão social. A construção do prédio atual começou 1959 e durou mais ou menos quatro anos para a sua conclusão. Com o passar dos anos o educandário foi ampliando. Primeiramente era Grupo Escolar Antônio Timóteo de Lima e hoje Escola Antônio Timóteo.

O deputado Argemiro Pereira pediu uma verba ao governo do Estado e com influência do deputado federal Souto Maior conseguiu construir o primeiro educandário do Bom Jesus. Vale salientar que nesse processo foram usadas verbas federais. As aulas funcionaram no educandário a partir de 1963. Após o término da obra o grupo teve o seu registro publicado.

O atual prédio foi erguido em terreno doado por Maria do Socorro Lima, popularmente conhecida como Maria Timóteo, filha do patrono da escola. No entanto, a escola funcionou de forma simples na Travessa 02, como o nome Escolas Reunidas Bom Jesus, em 1956. A professora Yolanda Romão de Medeiros Campos, nasceu em 1° de Maio de 1934, era filha de João Inácio de Medeiros e Maria Romão de Medeiros (Nuca), faleceu no dia 22 de setembro de 2016, com 82 anos.

Após seis décadas a Escola Antonio Timóteo tornou-se uma referência no quesito educação de qualidade em todo o alto Sertão do Pajeú. A Escola possui um respeitado quadro funcional e uma excelente estrutura física, que atende a estudantes vindos dos Bairros da Borborema e Vila Bela, das comunidades da Malhada, Baixa Renda e DNOCS, além dos Distritos de Água Branca, Santa Rita e Bernardo Viera.

A Escola possui um respeitado quadro funcional e excelente estrutura física que atende a estudantes vindos dos Bairros Borborema, Vila Bela, das comunidades da Malhada, Baixa Renda e DNOCS, além dos Distritos de Água Branca, Santa Rita e Bernardo Viera. A escola conta com biblioteca, laboratório, quadra poliesportiva, sala de Educação para Alunos Especiais, Pátio para eventos, estacionamento, jardins e entrada com conforto para pais, alunos e visitantes.

Ao longo dos 60 anos, os professores que ocuparam cargos de gestão foram: Iolanda Romão (1964-1984), Salete Pereira (1984-1988), Marcelo Ignácio (1988-1990), Edileuza (1990-1993), Zefinha Santos (1993-1997), Nazaré (1997-2005), Israel Silveira (2005-2009), Arnaldo Goottemberg (2010), Orlando Teles (2011), Marilene Ferraz (2012), Gean Charles (2013-2014), Beatriz Nunes (2015-2016), Andrea Carvalho (2016-2021).

A atual equipe gestora é formada pelas professoras Dalla Cilene (2021- até os dias atuais), Joselyane Nogueira, Kátia Mária, Carmem Lúcia e Agrinalda. A Escola hoje é um EREMFAT (Escola de Referência que atende em duas modalidades ensino: Fundamental e Médio).

O patrono da escola: Antônio Timoteo de Lima

Antonio Timóteo de Lima nasceu no Sítio São Domingos, município de Triunfo-PE, em 19 de janeiro de 1874. Filho do casal Joaquim Timóteo de Lima e Ana Gomes de Lima.

Desde sua infância, tinha o desejo de conhecer as letras. Ingressou na Escola dedicando-se aos estudos, sendo um dos professores Francisco Arruda Cavalcante Lacerda.

Chegou a Vila Bela, hoje, Serra Talhada com 17 anos de idade, onde se casou com a Sra. Francisca Nogueira Lima, deixou como herdeira sua única filha Maria do Socorro Lima. Foi comerciante, criador de animais e agricultor.  Na sua vida percorreu vários postos, entre eles, o de Capitão-cirurgião do 25º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional do município de Vila Bela, conhecida em toda região por Capitão Antonio Timóteo, fato que ocorreu em 1904.

Em fevereiro de 1907, foi nomeado 1º Tabelião interino, e efetivado no cargo em novembro do mesmo ano. Chefe político do Partido republicano, na época de Manoel Borba, Julio Melo, Eurico Rocha e outros.

Prestou os mais relevantes serviços a nossa cidade. Construiu a antiga cadeia publica a primeira casa para os pobres (rancho) e a velha matriz da Nossa Senhora da Penha, fez o primeiro sistema de iluminação a álcool da cidade.

Músico de grande talento, fundou a Filarmônica Vilabelense, da qual  foi presidente. Como católico, foi chefe da festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha, sendo encarregado da noite dos pobres. Faleceu em Serra Talhada, aos 60 anos de idade, no dia 08 de janeiro de 1935.