DSC_0478

Foto: Aquivo Farol de Notícias / Alejandro García

Uma das escolas que mais se destacam na realização de projetos pensados para o estudo das Histórias, Culturas e Literatura Africanas e Afro-brasileiras ao longo do ano é o Colégio Cônego Torres, que nessa sexta-feira (18) realizará a culminância do projeto Africanidades. A atividade deverá reunir todos os alunos, professores e gestores, na quadra José Patu, à partir das 19h, para uma grande festividade com apresentações culturais e musicais em alusão ao Dia da Consciência Negra. Em contato com o FAROL, as professoras idealizadoras Daniela Malta e Auda Souza, falaram um pouco do projeto.

“A culminância do projeto Afro do Cônego Torres, retoma o passado histórico do nordeste sob a ótica de Gilberto Freire em Casa-grande e Senzala. Exaltaremos a época do ouro branco. Nosso projeto está na sexta edição mobilizando a comunidade escolar e todo o entorno. Além disso, conquistamos a nossa programação integrada ao calendário de vivencias da consciência negra em nosso município em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial”, comemoraram as professoras.

Os trabalhos com os alunos iniciaram com aula-passeio aos remanescentes quilombolas de Serra Talhada. A segunda etapa foi promovida a partir de um fórum temático com a participação da Aeset com os cursos de história sob a supervisão do professor Alex Oliveira, e o curso de Letras sob a supervisão da professora Daniela Malta. A terceira etapa teve início com o cine-literário no colégio com filmes sobre a temática. Destacando o filme inspirado na obra de Jorge Amado – Capitães de Areia, que vislumbrou um olhar holístico das africanidade no Brasil.

Evento 3