Escola é invadida por bandidos em fuga; grupo foi preso

Criminosos são presos dentro de escola na Nova Holanda, na Maré — Foto: Reprodução

Por G1

 

Bandidos em fuga de uma operação da Polícia Militar no Complexo da Maré, nesta quarta-feira (5), invadiram uma escola pública na Favela Nova Holanda, mas se renderam e acabaram presos. Segundo o Bope, a fuga para o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Elis Regina foi por volta das 6h30, antes de as crianças chegarem para o turno escolar.

“A equipe que estava em terra seguiu o rastro, viu os criminosos se escondendo dentro escola e seguiu toda a norma prevista de incursão em ambiente confinado. Cercou, eles convocaram a população para ir para a porta da escola. Houve um início de negociação, mas eles se entregaram sem que houvesse confronto ali dentro”, explicou o comandante do Bope, tenente-coronel Uirá Nascimento.

Veja também:   Professora é presa após enviar nudes a alunos adolescentes

Mas vídeos nas redes sociais registraram um princípio de tumulto, com bombas de gás ou de efeito moral atiradas no pátio do Ciep.

Busca por traficantes de outros estados

Nas primeiras horas da manhã, militares do Bope, a tropa de elite da PM, chegaram à Nova Holanda para prender chefes do Comando Vermelho, a maior facção do tráfico de drogas do RJ, e criminosos oriundos de outros estados que estariam escondidos na comunidade. Houve intenso confronto na entrada da favela.

Veja também:   Confira a previsão de hoje (21/11) para seu signo

Por volta das 6h30, suspeitos correram para um Ciep. Especialistas do Bope negociaram a rendição, e 10 homens foram detidos ainda dentro do colégio. Outros seis foram presos na comunidade. Às 8h25, a situação ainda era tensa na Nova Holanda. PMs fortemente armados circulavam pelo pátio do colégio, e moradores protestavam nos arredores. Blindados também foram mobilizados para a operação.

Com a movimentação policial, 18 unidades de ensino na Maré suspenderam as atividades por precaução, prejudicando cerca de 6 mil alunos. As equipes apreenderam três fuzis e quatro pistolas.

Veja também:   Família aflita pede ajuda para encontrar serra-talhadense