Do Folhape

Um grupo de estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife ficou em terceiro lugar na categoria Nacional da edição 2020 do “Prêmio Respostas para o Amanhã”, promovido pela Samsung. Eles apresentaram um projeto que visa a utilizar materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para a remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste pernambucano e minimiza danos ambientais.

Já os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, conquistou o segundo lugar do Júri Popular com o projeto que apresentou uma solução bio-ecológica para auxiliar no controle de pragas tropicais, além de ação bio-repelente e larvicida de diferentes plantas medicinais combinadas e disponíveis na região.

A premiação é um programa global da Samsung, que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o Brasil a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O primeiro colocado entre os vencedores nacionais foi o projeto “Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar”, de estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, do Ceará.

O grupo desenvolveu um robô, montado com materiais recicláveis e movido à energia solar, capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes. A iniciativa teve como objetivo oferecer benefícios para a agricultura familiar através do aumento de produção com menor esforço físico, gerando ainda ampliação da oferta de alimentos por um menor custo à sociedade e reduzindo os impactos ao meio ambiente.

O grupo que ficou em segundo lugar também é de Cascavel, da Escola Ronaldo Caminha Barbosa. Os estudantes apresentaram o projeto “CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável”, sintetizando um revestimento inovador para prolongar a vida útil de sementes durante o armazenamento.

“O Prêmio Respostas para o Amanhã tem como objetivo estimular os jovens a desenvolverem criatividade para soluções de desafios da vida real, aprimorando habilidades para uma transformação social positiva”, afirmou Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

A comissão avaliadora do Prêmio Respostas para o Amanhã também decidiu fazer uma menção honrosa ao projeto “Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês”, no qual alunas do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, de Palotina, região oeste do Paraná, desenvolveram minifoguetes de PVC capazes de reflorestar áreas desmatadas a baixíssimo custo.

Os 10 projetos finalistas desta sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã receberam mentoria online desde setembro, quando foram divulgados os 20 semifinalistas. A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão, que avaliou com base em uma novidade nesta edição, a Mostra Respostas para o Amanhã, realizada em 18 de novembro, quando as equipes apresentaram seus projetos.

Júri Popular

Além da comissão avaliadora, também houve votação popular, entre os dias 12 e 18 de novembro, para escolher três projetos. Os vencedores são da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, de Cascavel, no Ceará, grande vencedora nacional do programa em 2019.

Neste ano, a instituição ganhou no júri popular com o projeto “BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes”, que utilizou resíduos agroindustriais de abóbora como um biocoagulante facilitador do tratamento da água.

A Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca, em Pernambuco, com o projeto “Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorrepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos”, desenvolveu aromatizante e larvicida à base de canela e hortelã para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses Dengue, Zyka e Chikungunya.

Já a Escola Estadual de Tempo Integral Tristão de Barros, em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, ficou em terceiro lugar, com o projeto “Telha Térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa às moradias do sertão de Currais Novos/RN. O projeto desenvolveu telhas com gesso e palha de coqueiro.

Programa

Durante toda a realização do prêmio, alunos e escolas foram presenteados com produtos da Samsung. O programa atraiu 1.749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes nesta sétima edição.

Os temas mais explorados foram educação, infraestrutura urbana ou rural (com soluções para mobilidade e acessibilidade) e saúde (projetos envolvendo bem-estar, alimentação e combate à fome).

Iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã está no Brasil desde 2014, envolvendo, ao longo de sete edições, 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos.

O programa conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Curso STEM online

O aplicativo do Prêmio Respostas para o Amanhã, disponível para download na Play Store, também oferece o Curso STEM, totalmente online e gratuito.

Em seis módulos, com carga horária total de 20 horas e direito a certificação, tem como objetivo auxiliar educadores a estimular alunos constantemente com a mesma eficiência do programa global da Samsung, utilizando uma abordagem atual e inovadora.

É possível acessar os conteúdos quando quiser, sem tempo determinado para completar cada módulo nem prazo para realizar o curso, mas a abertura do módulo seguinte depende da finalização do anterior.

[email protected]ão oferecidas leituras, reflexões e atividades, além de uma biblioteca com as referências utilizadas na formatação do curso. A proposta é auto formativa, sem mediador da aprendizagem, mas é possível tirar dúvidas por meio do [email protected].