Do g1 Mundo

 Foto: Hajarah Nalwadda/AP

Uganda encerrou nesta segunda-feira (10) o mais longo fechamento de escolas do mundo, ordenando que milhões de estudantes voltem às escolas, após quase dois anos sem aula.

Cerca de 15 milhões de alunos ugandeses não frequentam a escola desde março de 2020, quando as instituições de ensino fecharam as portas, devido à pandemia da covid-19.

O ministro da Educação, John Muyingo, afirmou que todos os alunos retomarão os estudos um ano acima do nível em que estavam quando as escolas deixaram de funcionar.

Veja também:   Criticar monitoramento em Serra Talhada é burrice

“Todas as escolas implementaram protocolos muito rígidos e procedimentos operacionais para garantir que o retorno às escolas seja seguro para as crianças”, disse ele à AFP.

Grupos de defesa dos direitos das crianças criticaram a decisão de manter as escolas parcial, ou totalmente, fechadas por 83 semanas, a suspensão mais longa registrada em todo mundo durante a pandemia.

A ONG Save the Children advertiu que os alunos terão dificuldades de adaptação e que, nas próximas semanas, pode haver um alto índice de evasão.

Veja também:   Zezé di Camargo, Léo Magalhães, Aviões do Forró e As Severinas na programação de Serra Talhada e região

Uganda acumula 153.762 casos de covid-19 e 3.339 óbitos, conforme os últimos dados divulgados pelo governo em 7 de janeiro.