Do g1 Mundo

Foto: Reprodução/Facebook/Governo de Aswan

Mais de 500 pessoas foram parar em hospitais de uma província do sul do Egito depois de serem picadas por escorpiões, após fortes chuvas e alagamentos no final de semana, segundo a imprensa estatal.

Segundo o governador da província de Aswan, Ashraf Attia, ao menos 503 pessoas tiveram que ser hospitalizadas, mas todas foram liberadas após receberem doses de soro contra o veneno. Nenhuma morte foi reportada.

Os alagamentos também provocaram três mortes e cortes de energia, segundo a agência Associated Press. As aulas na província foram suspensas.

Com seu clima seco e seus amplos desertos, o Egito tem um ambiente propício para escorpiões, e abriga 24 diferentes espécies, capazes de viver em tocas ou sobre as rochas sem comida ou água durante semanas.

Mas as tempestades forçaram os animais a deixarem seus esconderijos e eles acabaram entrando em muitas casas, o que explica o grande número de ataques.

Podem matar

Segundo o “New York Times”, os escorpiões Deathstalker (Leiurus quinquestriatus) são comuns em Aswan, principalmente no verão, quando são vistos em ruas e se escondem dentro de casas.

Dezenas de picadas são registradas na área a cada ano, mas nada próximo aos 503 casos deste fim de semana. Ainda assim, por já conhecerem o animal, os moradores sabem o procedimento a adotar, e por isso recorreram rapidamente aos hospitais para tomar o soro, o que levou à recuperação de todas as vítimas.

Os sintomas mais comuns da picada do Deathstalker são dor intensa no local da picada, febre alta, suor, vômito e diarreia. Um animal da espécie pode matar uma criança ou um adulto com saúde debilitada.