upeFotos: Farol de Notícias/ Alejandro Garcia

O FAROL estreia, nesta quinta-feira (16), uma série especial de reportagens com o objetivo de mostrar os principais avanços obtidos por Serra Talhada no âmbito da educação. Nos próximos dois dias iremos detalhar como andam as obras de construção do campus da Universidade de Pernambuco, ouvindo engenheiros, alunos, professores e o reitor da UPE, Pedro Falcão. Convidamos você, leitor, a passear com a gente nessa proposta instigante. Vale a pena conferir!

Uma obra forjada a ferro, cimento e sonhos. E assim, vai se misturando ao concreto das obras da Universidade de Pernambuco (UPE) em Serra Talhada, a esperança de ver, nos próximos anos, cerca de mil estudantes fazendo da Capital do Xaxado trampolim para o futuro. Dentro em breve, o curso de medicina que já funciona aqui, nas instalações da Fafopst (Faculdade de Professores de Serra Talhada), ganhará campus próprio com, aproximadamente, três mil metros quadrados de área construída. As obras, na Fazenda Saco, na zona rural, estão em ritmo acelerado desde dezembro do ano passado, com orçamento previsto em R$ 4 milhões. A inauguração é esperada para 2016.

A sede da UPE vem sendo edificada ao lado do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Unidade Acadêmica de Serra Talhada), fazendo nascer, nos próximos anos na Capital do Xaxado, um polo universitário nunca antes visto na região. O FAROL conversou com o diretor da empresa que está à frente da construção do campus, Kenio Márcio de Carvallho, da Natal Engenharia LTDA. Ele detalhou o projeto, adiantando que, nesta primeira etapa, está prevista a construção de, pelo menos, dois grandes blocos com quatro andares cada qual com oito salas, mais estacionamento com capacidade para cerca de 140 veículos.

KENIO NATALObras da UPE em Serra Talhada já começaram tendo a frente a Natal Engenharia LTDA; o engenheiro Kênio Carvalho disse ter orgulho de construir o empreendimento

Este primeiro grande prédio, de um total de cinco, vem sendo levantado com mais urgência para receber os estudantes de medicina que já estudam na cidade. Atualmente, o curso em Serra Talhada acolhe cerca de 60 alunos, com três turmas. “Esse será um empreendimento grandioso e de suma importância para a cidade e região”, comenta o diretor da Natal Engenharia, com orgulho por contribuir para o desenvolvimento da região a qual nasceu a sua empresa. A Natal Engenharia é autóctone, nascida em 2012, e conta com cerca de 120 colaboradores. Atualmente, vem gerando 20 empregos diretos no canteiro de obras do campus da UPE em Serra Talhada. Kênio lembra ainda que a previsão da UPE é trazer mais cursos na área de saúde para o município, que deverão funcionar já no novo campus.

O projeto tocado pela Natal Engenharia acontece inicialmente numa área de 5 mil metros quadrados, com previsão de expansão, futuramente, para 22 mil metros quadrados, mostrando como são ambiciosos os planos do Governo do Estado e da UPE para o incentivo à educação superior em Serra Talhada.  “A área prevista de construção das demais etapas, futuramente, engloba um terreno de 22 hectares, que estarão a disposição da UPE para expandir”, ratifica Kênio. Além da construção de salas e laboratórios, estão previstos no campus da UPE em Serra, dentro do projeto de expansão, concha acústica, campo de futebol, sistema viário, auditório, biblioteca, quadra coberta, centro de alimentação e área de convivência.

upe 2

Kênio Carvalho detalhou o projeto à reportagem do FAROL; área construída da primeira etapa do campus da UPE terá 3 mil metros quadrados

Captura de tela inteira 1672015 153255Abaixo, confira as imagens do projeto total de expansão do campus da UPE

KENIO NATAL (1)Captura de tela inteira 1672015 153653