O professor da Universidade Federal de Penambuco (UFPE) e coordenador do Movimento Ecossocialista no Estado, Heitor Scalambrini, fez duras críticas na tarde de ontem (28) ao governador Eduardo Campos (PSB), durante visita ao munícipio de Belém do São Francisco, no Sertão. O professor Scalambrini faz parte da comitiva  anti-nuclear, que vai visitar as cidades de Floresta, Jatobá e Itacuruba, realizando debates, mostras fotográficas e apresentações artísticas sobre o tema.  Também participam da caravana antinuclear o Greenpeace e a Articulação Antinucelar.

De acordo com o professor, Eduardo Campos mentiu ao dizer que o assunto sobre a instalação da usina estava ‘morto’ por pelo menos uma década e acusou o governador de ser entusiasta do programa de energia nuclear brasileiro e de ter simpatia pela instalação de uma Usina Nuclear na cidade de Itacuruba, a 100 quilômetros de Serra  Talhada. “O governador é defensor da energia nuclear. Como ministro de Ciência e Tecnologia foi um defensor do programa. Portanto, essa conversa que não quer comentar o assunto é mentira, o tema saiu da pauta em função do desastre de Fukushima”, criticou Scalambrini. Em abril, durante o seminário Pernambuco para Todos, o FAROL DE NOTÍCIAS questionou Eduardo Campos sobre o assunto. Na época, o governador foi objetivo: “Este tema está fora de pauta pelo menos nos próximos dez anos”.

Neste sábado (29), às 11h, haverá uma audiência pública sobre o uso da emergia nuclear. O debate ocorre na Câmara de Vereadores de Floresta. “O Brasil não precisa deste tipo de energia. Principalmente no Nordeste, onde temos sol e vento em abundância. Estamos às margens do rio São Francisco. Um desastre nuclear por aqui seria calamitoso”, garante o professor. Segundo ele, o Governo Federal já liberou R$ 6 bilhões, dos cofres do BNDES, para construção da Usina de Angra III, no Rio.