sebastiãoA semana de carnaval começou quente na política serra-talhadense. Falando ao Programa Farol de Notícias nesse sábado (5), na rádio Cultura FM, o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira (PR), disse que a gestão Duque vem se comportando como ‘nazi-facistas’ tentando se eximir de responsabilidades e atribuindo a culpa de ‘mazelas’ municipais sempre em outras gestões e esferas administrativas. Sebastião voltou a defender o governo do estado na questão do Samu, que está desativado, e avisou que está vigilante todas as vezes que que o prefeito Luciano Duque tentar se eximir de responsabilidades jogando a culpa nos outros.

O estopim dessa polêmica teve início no início da semana, quando Duque, em entrevista de rádio, usou o governador Paulo Câmara como ‘escudo’ para justificar o atraso no Samu (relembre). “A gente não pode jogar a culpa da segurança pública no prefeito, nem jogar nele a culpa da crise econômica, porque segurança é com o governo do estado e política econômica é com o governo federal. Mas tem que coisas que são de responsabilidade da prefeitura. E o Samu tem participação tripartite, com dinheiro do estado, federal e do município. Então, como se compara algo que você tem a responsabilidade de cumprir com a sua parte? Existe a responsabilidade única e exclusiva do município”, disse Sebastião Oliveira, analisando o jogo de ‘morde e assopra’ de Luciano Duque com relação ao governo do estado.

“Não dá para ele dizer que Paulo Câmara tem seis UPAs que não foram abertas, quando o Governo de Pernambuco passou o ano de 2015 inteiro fazendo solicitações de credenciamento ao Ministério da Saúde e eles não credenciaram que é completamente diferente da situação do Samu de Serra Talhada, onde já existiu investimento do governo do estado e do governo federal e o prefeito (Luciano Duque) decidiu não abrir. Então não dá para querer jogar as mazelas que são responsabilidade da prefeitura e querer compara com o governo do estado. Nós estamos vigilantes e não vamos admitir esse tipo de comportamento. Isso é comportamento típico de propaganda nazi-facista, jogando todas as mazelas para outros e tem que acabar com isso. É preciso que ele (Duque) assuma suas responsabilidades e com relação ao Samu há uma diferença significativa”.