Publicado às 06h13 deste domingo (9)

Por João Serra, morador de Serra Talhada

Estou aqui para cobrar esclarecimento sobre a vacinação de pacientes com comorbidades.

A prefeitura anunciou neste sábado (8) que incluiu outros grupos de risco na vacinação contra a covid19.

Segundo as redes sociais da prefeitura, a partir da próxima segunda-feira (10/05), poderão ser vacinadas pessoas com idade de 18 à 59 anos com as seguintes comorbidades:

1 – Síndrome de Down

2 – Obesidade Mórbida

3 – Doença Renal Crônica em terapia de substituição renal (diálise)

4 – Transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea

5 – HIV

6 – Imunossuprimidos

7 – Oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses

8 – Neoplasias hematológicas

O que me deixar sem entender é por que, pela ordem, doenças como diabetes, hipertensão e obesidade estariam na terceira fase dos grupos de riscos, à frente dos professores e de forças de segurança, por exemplo, mas a prefeitura já iniciou semana passada a vacinação de pessoas com obesidade e deixou de fora os diabéticos e hipertensos. Quero entender por que e quando as comorbidades da fase 3 vão ser contemplados?

Tenho um sobrinho, jovem de 22 anos com diabetes há 3 anos e que toma remédios controlados, ano passado deixou o emprego para se proteger do coronavírus e vem ficando em casa mantendo o distanciamento social. Essa semana vimos em algumas redes sociais, alguns jovens obesos relatando que tomaram a primeira dose da vacina. Até aí tudo bem, mas meu sobrinho se pergunta por que alguns desses jovens, mesmo sendo obesos, e que não faziam o distanciamento social acabaram tomando a vacina primeiro do que ele que vive cumprindo as recomendações sanitárias?

Me pergunto: Se obesidade estava na fase 3 junto com diabéticos e hipertensos, por que deixaram os diabéticos e hipertensos de fora?

Outro assunto importante a se esclarecer é que muitos estão comentando nas esquinas de Serra Talhada sobre a vacinação de algumas pessoas, tomaram a vacina sem que façam parte do grupo prioritário de risco.

Os casos que se comentam é que alguns profissionais liberais possuem esposas e esposos, parentes próximos e até funcionários do lar que tomaram a vacina por ter registro trabalhista na empresa desses profissionais. Ouvi alguns relatos desses e as conversas vão se espalhando mais.

Em um dos casos, segundo os comentários que rolam pela cidade, o cônjuge de um(a) profissional liberal tomou a vacina por estar registrado na empresa desse seu cônjuge, mas todos sabem que não trabalha lá, trabalha na verdade em outro local. Mas que na hora da vacinação, foi lá e tomou a vacina. Uma pessoa sem comorbidades e sem está no grupo de risco!

E não é um caso isolado, pelo que se comenta são vários casos que aconteceram e se isso for verdade? Acho que tem que se apurar.

Fica esse alerta para que pelo menos o PNI possa se atentar e no lugar de muitos estarem se vacinando sem fazer parte do grupo de prioridade, outros dentro dessa prioridade estarem de fora da vacinação.