Publicado às 05h05 deste domingo (13)

A coluna “Viagem ao Passado” resgata neste domingo alguns momentos de glória e de transformação do estádio municipal Nildo Pereira de Menezes, o Pereirão. Inaugurado em 1973, a praça esportiva passou por várias reformas logo nas primeiras décadas de sua existência, uma delas foi a construção da cobertura do setor das cadeiras. Na imagem acima, de 11 de outubro de 1981, é possível ver os andaimes e os escoramentos usados na obra.

Na ocasião estava sendo disputada uma partida entre os times do Comercial e o Ferroviário de Recife, valendo pela série A do Campeonato Pernambucano daquele ano. O Comercial venceu o jogo por 3X0, com três gols do atacante Mimi.

FALTA DE RESPEITO PELA HISTÓRIA E MEMÓRIA

O Pereirão foi erguido para ser o maior estádio de futebol do Sertão do estado, algo que para época parecia ser uma iniciativa audaciosa e ousada do então prefeito Nildo Pereira, mas que deixava a população muito orgulhosa de tal feito. Em 19 de dezembro de 1972, o jornal Diário de Pernambuco estampou em suas páginas a seguinte matéria: SERRA TALHADA REALIZA SONHO COM “PEREIRÃO”.

Infelizmente, o sonho de quase 50 anos hoje se tornou o pesadelo. O Pereirão virou um matagal, um pasto para alimentar animais. Um ambiente que envergonha a cidade e joga no lixo o glorioso passado do estádio e de todos os atletas, desportistas e torcedores que ajudaram a consolidar um grande sonho.

Ao ver as imagens do Pereirão, tal qual as do CIST, o sentimento de revolta assola nossas almas. É triste perceber como a cidade carrega uma triste sina de abandonar seus patrimônios públicos. Diferentes dos italianos, que lutam para manter a torre inclinada de Pisa, em pé, como um símbolo do país, e como forma de atrair turistas, movimentando a economia.

Políticos serra-talhadenses chegam ao descalabro de propor a demolição do estádio de futebol. Infelizmente, falta visão de futuro a certos setores da política de Serra Talhada, o que certamente não faltou a Nildo Pereira. Ele entrou para a história como um político que ajudou a erguer um grande sonho, enquanto outros, podem entrar na lista dos que ajudaram a destruir a memória de um povo.