A Farmácia de Medicamentos Excepcionais de Serra Talhada, recém-construída no terreno do Hospital Regional (Hospam), está pronta desde o mês de janeiro e aguarda apenas a boa vontade do secretário estadual de Saúde, Antonio Filgueiras, para ser inaugurada. Enquanto isso, cerca de 300 pacientes renais, com doenças crônicas, com síndromes raras e portadores de câncer continuam se deslocando para cidades como Recife, Arcoverde e Petrolina em busca de medicamentos.

Em entrevista ao FAROL, no mês de janeiro (leia aqui), o diretor da XI Gerência Regional de Saúde (Clóvis Carvalho), chegou a afirmar que os funcionários já estavam capacitados e faltava apenas marcar a data com o secretário de Saúde. “Vamos convidar, inclusive, o governador Eduardo Campos para o ato inaugural”, declarou Carvalho, na ocasião.

Todo o mobiliário já foi comprado, incluindo os computadores, faltando apenas a remessa dos medicamentos. Por enquanto, a poeira toma de conta das instalações e quem bate a porta a procura de remédios sai desolado.

PATINHO FEIO

A demora na inauguração da Farmácia de Medicamentos Excepcionais pode atiçar a síndrome de ‘patinho feio’ que muitos serratalhadenses carregam no que se refere ao tratamento do governo do estado. Neste período, Antonio Filgueira já inaugurou obras em Afogados da Ingazeira e na semana passada, esteve inaugurando uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na vizinha cidade de Salgueiro. Ambas são administradas por prefeitos do PSB. O estado investiu R$ 420 mil na contrução da farmácia, que serviu como moeda eleitoral durante as eleições passadas.