Da CNN Brasil

Foto: Tom Brenner/Reuters

Os Estados Unidos voltarão oficialmente ao Acordo de Paris sobre mudanças climáticas nesta sexta-feira (19), revigorando a luta global contra o tema, enquanto o governo Biden planeja cortes drásticos nas emissões de gases poluentes nas próximas três décadas.

Cientistas e diplomatas estrangeiros deram as boas-vindas ao retorno dos Estados Unidos ao tratado, que se tornou oficial 30 dias após o presidente Joe Biden ordenar a mudança em seu primeiro dia no cargo.

Como quase 200 países assinaram o pacto de 2015 para evitar catástrofes climáticas, os Estados Unidos foram o único país a sair. O ex-presidente Donald Trump determinou a medida, alegando que a ação climática custaria muito caro.

O enviado climático dos EUA, John Kerry, participará de eventos virtuais nesta sexta-feira para marcar a reentrada dos EUA, incluindo aparições com os embaixadores no Reino Unido e Itália, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e o enviado para as metas climáticas da ONU, Michael Bloomberg.
Leia mais

Biden recoloca EUA no Acordo de Paris: como isso afeta o Brasil
Acordo de Paris completa cinco anos em meio a pressões crescentes

Biden prometeu traçar um caminho para zerar as emissões líquidas dos EUA até 2050. Cientistas disseram que essa meta está alinhada com o que é necessário, ao mesmo tempo em que enfatiza que as emissões globais precisam cair pela metade até 2030 para evitar os impactos mais devastadores do aquecimento no planeta .

Kerry, juntamente com a consultora de clima doméstico de Biden, Gina McCarthy, estão elaborando novas regulamentações e incentivos com o objetivo de acelerar a implantação de energia limpa e a transição dos combustíveis fósseis.

Essas medidas formarão a espinha dorsal da próxima meta de redução de emissões de Washington, ou Contribuição Determinada Nacionalmente, a ser anunciada antes da cúpula dos líderes globais do clima que Biden sediará em 22 de abril. A próxima conferência climática da ONU será em novembro em Glasgow.

Biden também assinou mais de uma dúzia de ordens executivas relacionadas à mudança climática e mobilizou todas as agências federais para ajudar a moldar a resposta do governo.

Apesar do entusiasmo com o retorno dos EUA às negociações globais, os negociadores do clima dizem que o caminho a seguir não será fácil. As metas climáticas de Biden enfrentam desafios políticos nos Estados Unidos, oposição de empresas de combustíveis fósseis e alguma preocupação entre os líderes estrangeiros sobre a virada dos EUA na política climática.

“Há muito terreno a ser conquistado, mas a esperança de Paris está viva e forte”, disse Rachel Cleetus, diretora de políticas da Union of Concerned Scientists.