Estagiários protestam contra atraso salarial por parte da Prefeitura de ST

Publicado às 05h48  deste domingo (16)

Mais profissionais da educação básica de Serra Talhada estão insatisfeitos com a Secretaria de Educação. Os estagiários que atuam como mediadores da educação inclusiva entraram em contato com o Farol de Notícias para reclamar dos atrasos de salários e a falta de visibilidade que a gestão municipal tem dado a função. Com o apoio do vereador de oposição, Vandinho da Saúde, os mediadores organizam protestos em prol da categoria.

De acordo com um dos mediadores, que pede para não ser identificado por receio de retaliação, a função de mediador não está legitimada na Rede de Municipal de Educação. Estudantes de diversos cursos de licenciatura e pedagogia realizaram uma seleção para a contratação, a bolsa de estágio é de meio salário mínimo.

“A Secretaria de Educação chama a gente de estagiários pelo CIEE, começamos a trabalhar sem contrato assinado (por demora no CIEE e das faculdades). Diante disso ficamos um ano e meio mais ou menos. O salário que não é muito nem chega a ser a média comparado a outras cidades como Recife. Começaram a atrasar e infelizmente é até hoje isso. Não podemos, simplesmente, dizer aos boletos e a faculdade que espere até a gente receber. Para estar no estágio precisamos estar cursando a faculdade e para continuar cursando precisamos pagar ela”, desabafou o estudante.

Os estagiários são coordenados pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Eles realizaram uma paralisação no dia 13 de abril e estão se mobilizando para paralisar novamente dia 18. A intenção é protestar contra os constantes atrasos e a falta de visibilidade por parte da Secretaria de Educação para os mediadores.

“Queremos a função de mediador legitimada e nosso salário reajustado, pois estamos todos os dias exercendo nossas funções sempre com excelência e responsabilidade. Fazemos por amor, mas apenas amor não paga a faculdade e locomoção. Espero que todos abracem a causa”.

Estagiários protestam contra atraso salarial por parte da Prefeitura de ST