Publicado as 05h44 deste domingo (31)

Por Regina Maria, moradora de Serra Talhada

Hoje queria chamar a atenção para um problema comum no município. Nossas praças e avenidas tomadas por diversas sacolas de lixo. Fico triste e como cidadã achei horrível ver isso acontecendo. Em algumas redes sociais, circularam algumas fotos de muito lixo acumulado em algumas praças e avenidas da cidade, inclusive na Praça Agamenon Magalhães, cartão postal da cidade e o pior, é que o lixo é jogado ali pelos próprios moradores ou pelos comerciantes da localidade, não sei ao certo, pois vimos muito lixo de garrafas de cerveja.

Lixo esse que foi jogado na passagem de pedestres, impedindo a circulação pela calçada da praça e estas cenas se repetem em algumas avenidas  e praças da cidade. Chamo atenção para o lixo acumulado, que pode servir de abrigo para animais e insetos vetores de doenças como as transmitidas pelos ratos e baratas, assim como nesse tempo chuvoso o mosquito Aedes aegypti. Além de outros perigos como o entupimento de bocas de lobo e as galerias de água fluvial. As chuvas fortes acabam espalhando esse lixo, piorando o problema.

Com tantos problemas originados pelo lixo, por que algumas pessoas insistem em ignorar tudo isso e continuar jogando lixo em locais públicos de qualquer forma sem os cuidados necessários? Será por falta de lixeiras ou falta de educação mesmo? Visto que o lixo doméstico é de responsabilidade do gerador.

A população é carente de uma educação ambiental, tanto dentro das residências quanto nas escolas. Embora tenha tido alguma campanha incentivando a destinação adequada dos lixos tempos atrás, foi esquecida. Acho eu que é preciso intensificar e orientar a população constantemente e é ai que muita gente joga a culpa do problema do lixo nas autoridades. Querem ver a ação do poder público, mas acredito que a população também tem que entender os grandes perigos do acúmulo de lixo e fazer a sua parte.

Sabemos que de fato, há pouco investimento na área. A grande parte de nossos políticos não desenvolvem bons projetos na área ambiental, em especial no que tange o lixo. Os investimentos nessa área não trazem tantos votos como os políticos esperam e a população não sabe o que é feito com o seu lixo após ser colocado de fronte as suas casas e acreditam que o problema do lixo descartado acaba ali, onde infelizmente é o início do problema caso não seja descartado de forma adequada.

Aproveito e peço como cidadã, que as pessoas possam se informar de como descartar o lixo e que nossas autoridades desenvolvam uma forma de como orientar as pessoas. Juntos podemos melhorar o visual de nossa cidade.