O acúmulo de lixo nas margens das rodovias de Serra Talhada continua intenso mesmo sob os olhos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além do acúmulo de dejetos na PE-365, que liga Serra ao município de Triunfo, dessa vez lixões estão se formando na PE-418, que leva ao distrito de Santa Rita.

Nesta semana, o FAROL foi procurado pelo educador e ambientalista “Bonzinho” Magalhães para divulgar uma campanha de conscientização que será lançada em breve nas ruas da cidade com o objetivo de alertar sobre a prática do descarte de lixo nas estradas que cortam o município.

Além da PE-365, agora é a PE-418 que vem recebendo despejo de lixos sem qualquer fiscalização

DSC_0016 - CopiaFoto: Alejandro García/Farol

“Bonzinho” Magalhães lembra que essa atitude é considerada crime ambiental, de acordo com a Lei 9605/98. “As pessoas hoje não refletem sobre a responsabilidade de destinar o seu lixo. Minha intenção é alertar os cidadãos, com a criação dessa campanha, que existe uma lei que rege esse tipo de ação, que é nociva. Então convoco o Ministério Público, o poder municipal, a polícia e a imprensa para construirmos uma pauta de conscientização que possamos fazer um convite à sociedade civil para se engajar nessa iniciativa”.

APOIOS

Apesar da boa ideia, a campanha que está sendo pensada pelo ambientalista ainda necessita de adesões. O educador quer contar, principalmente, com a contribuição de comerciantes locais e já iniciou a confecção de adesivos para carros onde se alerta para existência da Lei 9605/98 e a importância de não se jogar lixo nas margens das estradas.

“Quero alertar a todos que é crime jogar lixo nas estradas. Para contribuir com esse processo de conscientização, minha intenção é contar com a contribuição das empresas de Serra Talhada, através de parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) para que cada empresário possa bancar uma parte da impressão desses adesivos e que possa distribuir entre o seu público”, detalhou “Bonzinho”.

DSC_0014DSC_0018 - CopiaBONZIM - CRIME AMBIENTAL 3Bonzinho Magalhães confeccionou adesivos e convoca a sociedade civil para aderir a campanha