suapeEstrangeiros foram levados para hotel no Recife enquanto os procedimentos legais são realizados

Seis estrangeiros que estavam viajando clandestinamente em um navio foram detidos pela Polícia Federal, nessa terça-feira (4), no Porto de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife. Ledion Taka, 37 anos, Permet Behluli, 25, Serjani Shaquir, 28, Feka Adnandi, 34, Kruja Rezart, 27 e Fekollari Erin, 26, disseram ser albaneses, residentes na França, com destino ao Canadá em busca de emprego.

Em seus depoimentos, eles também disseram que alguns já se conheciam e embarcaram no navio na cidade de Fos-sur-Mer, na França, no dia 23 de setembro, pulando uma cerca e subindo a escada onde se esconderam por quatro dias no meio dos contêineres. Eles teriam visto na internet que o navio atracaria no Canadá. Os homens foram descobertos no dia 27 de setembro, na travessia da Espanha para o Brasil, quando a comida que tinham levado acabou e eles resolveram ir para a cozinha do navio. O responsável pela embarcação no Porto de Suape, onde estava programada a próxima parada, informou à PF.

Quando o navio atracou em Suape, a PF ouviu o comandante e os clandestinos e acionou o consulado da Albânia para confirmar a identificação do grupo. Se a nacionalidade for confirmada, os documentos serão entregues à Polícia Federal para que a empresa  responsável pela embarcação no Brasil, possa providenciar os recursos necessários para que os estrangeiros sejam repatriados.

O grupo foi levado para um hotel do Recife, sob responsabilidade e escolta de segurança privada até que todos os procedimentos legais sejam realizados. Todas as despesas no Brasil e de repatriação serão pagas pela empresa responsável pelo navio. A embarcação foi liberada pela PF após os procedimentos legais e seguiu para o Rio de Janeiro.

O nigeriano Ojo Ogbemudia, 21, foi encontrado por marinheiros que estavam pintando o convés da embarcação no paiol da amarra (compartimento onde fica acondicionada as correntes da ancora) do navio. Em março do mesmo ano, o liberiano P.T, 15, foi encontrado por cozinheiros de uma embarcação no convés do navio Grande Buenos Aires, procedente da Alemanha, no Porto de Suape.

Em outubro de 2010, no Porto do Recife, o camaronês Bayon Yves Dieudonne, 22, foi localizado por marinheiros  perto do guindaste que faz a retirada e colocação de carga do navio VTC ACE de bandeira vietnamita, procedente da República de Camarões.

Do JC Online