Do g1 Mundo

Foto: Fred Dufour/AFP

Uma das maiores estrelas do tênis da China, Peng Shuai acusou um importante político do Partido Comunista chinês, o ex-vice-premiê Zhang Gaoli, de forçá-la a manter relações sexuais.

A acusação da tenista, ex-líder do ranking mundial de duplas e campeã em Wimbledon e Roland Garros na categoria, foi eliminada da sua conta oficial na rede social Weibo, o “Twitter chinês”.

A censura de informações que desagradam ao governo chinês é recorrente no país, e todas as referências ao caso desapareceram das redes sociais nesta quinta-feira (4).

Zhang Gaoli foi um dos políticos mais poderosos da China entre 2013 e 2018, quando ocupou o cargo de vice-premiê, e é considerado próximo ao atual primeiro-ministro do país, Li Keqiang.

Censura até nas buscas

Apesar de a publicação ter desaparecido do Weibo, capturas de tela que circulam na internet mostram o relato da tenista de 35 anos.

Dados da rede sociais indicam que Peng publicou algo na terça-feira (2) em sua conta e a mensagem teve mais de 100 mil visualizações, mas a postagem não está mais disponível.

Desde então, não foram registradas mais publicações da atleta nem uma resposta pública de Zhang.

A censura também bloqueou qualquer menção ao tema, e as ferramentas de busca não mostram resultados para os nomes Peng e Zhang no país.

A mensagem apagada

Na mensagem compartilhada nas capturas de tela, Peng denuncia as agressões sexuais após o fim do relacionamento e afirma que estava “muito assustada”. “A princípio, rejeitei e continuei chorando”.

A tenista diz também que manteve um relacionamento com o político até recentemente e que a esposa de Zhang sabia do caso.

“Mesmo que não seja mais do que jogar um ovo contra uma parede, eu – cortejando o desastre como uma mariposa atraída por uma chama – explicarei os fatos sobre o que aconteceu”, escreveu Peng.