Vídeo: estrutura da Igreja Submersa está se soltando

Samyr Oliveira e estrutura se rompendo na Igreja Submersa Sagrado Coração de Jesus de Petrolândia/Montagem de Alex Santos.

Por Petrolândia Notícias

 

Recentemente, o mergulhador de resgate Samyr Oliveira alertou a nossa reportagem sobre a estrutura da Igreja Submersa Sagrado Coração de Jesus, localizada no Lago de Itaparica, Rio São Francisco em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Durante uma de suas expedições, o mergulhador registrou em vídeo parte da estrutura de concreto se desprendendo em uma das colunas da igreja submersa.

Veja também:   Mulher é presa com farda da PM e armas

De acordo com Samyr, é importante que haja um trabalho de conscientização e prevenção em relação à igreja, já que diversas embarcações estão se ancorando na estrutura, o que pode causar danos irreparáveis como o desabamento da própria igreja e colocar em risco a segurança dos mergulhadores e turistas que frequentam o local.

A Igreja Submersa Sagrado Coração de Jesus é considerada um importante ponto turístico e histórico na região do Lago de Itaparica. Sua construção ocorreu na década de 1950 e, posteriormente, foi submersa no ano de 1987 pela formação do lago após a construção da barragem de Itaparica. Desde então, a igreja tornou-se um destino popular para mergulhadores, que exploram sua estrutura submersa, e é o maior cartão postal de Petrolândia.

Veja também:   Tornado atinge o Distrito Federal na tarde desta terça (6/12)

Diante do alerta do mergulhador Samyr Oliveira, é necessário que as autoridades locais e estadual tomem medidas para proteger a igreja e garantir a segurança dos turistas e mergulhadores que visitam a região. A conscientização e prevenção são fundamentais para preservar este importante patrimônio histórico e cultural e garantir a segurança dos visitantes.

Mesmo à igreja sendo tombada pela Fundarpe em janeiro de 2021, até o momento não houve nenhuma ação de prevenção por parte da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. O pedido de tombamento foi realizado pelo Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH).

Veja também:   HOMENAGEM: Em ST, moradores dão testemunho de luta no bairro Alto da Conceição

Veja o vídeo: