estudantes-campanha-fumo (3)

Farol com informações da Assessoria 

Estudantes do 5º período de enfermagem da Faculdade de Integração do Sertão (Fis), em parceria com a Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) do Hospital Agamenon Magalhães (Hospam), realizaram palestras e orientações em vários setores do hospital, expondo os riscos para os fumantes e também para os fumantes passivos, enfatizando o esporte  como temática de conscientização para o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O objetivo era alertar a população sobre os prejuízos à saúde causados pelo fumo.

Os jovens foram orientados pela professora de prática Sahra Alves e acompanhados pela enfermeira Ane Elizabeth, realizaram orientações sobre o tratamento com o uso de medicamentos, adesivos e encontros, que rede pública de saúde oferece para quem quer parar de fumar. O tema da atividade foi escolhido a partir da indicação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), devido as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública.

estudantes-campanha-fumo (1) estudantes-campanha-fumo (2) estudantes-campanha-fumo (4) estudantes-campanha-fumo (5)