Fotos: Farol de Notícias/Manu Silva

Publicado às 05h28 desta quinta-feira (11)

Estudantes de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) promoverão uma ação em prol da saúde do homem no dia 22 de novembro, no pátio de alimentação da  Feira Livre, em Serra Talhada. Os futuros médicos farão roda de conversa sobre a prevenção do câncer de próstata, mas também das doenças que mais afetam os homens, aferição de pressão, teste de glicemia,  testes rápidos e também um momento de orientação a cerca da importância da nutrição e de mudança de hábitos de vida.

Os estudantes Ariel Medeiros, serra-talhada e Jéssica Coelho, natural de Petrolina, concederam entrevista ao Programa Falando Francamente, da TV Farol, desta quarta-feira (10) e informaram que esta é a terceira ação que o curso realiza em parceria com os professores. ”A proposta foi do nosso professor Marcelo, ele é psicologo e estará no dia da ação. Outros professores vão fazer parte também com capacitação dos participantes dessa ação Essa capacitação é feita pela professora Andréa Paula, enfermeira capacitada em saúde pública, e pelo Urologista Dr. Neyton Santana”, disse Ariel Medeiros.

Segundo Ariel, em  poucas aulas práticas nas Unidade Básicas de Saúde (UBS) perceberam que os homens de Serra Talhada cuidam menos da saúde do que as mulheres e que por questões culturais a falta de procura pelos serviços de saúde agrava problemas como hipertensão e diabetes que poderiam ser tratadas na Unidade Básica de Saúde, não são tratadas e geram várias complicações e situações extremas, por isso que vêm promovendo a ação para tentar mudar esse quadro. O lema da ação foi pensado como uma provocação para incentivar os homens cuidarem da saúde, princialmente para fazerem a prevenção.

”O nome da nossa ação é ‘‘Vocé é homem suficiente para se cuidar?” o mesmo lema das ações anteriores. É uma provocação que a gente já faz as pessoas que participarem do evento. Vamos utilizar banners, panfletos para mostrar primeiro o que é o câncer de próstata porque se a gente tiver noção do que é o câncer de próstata a gente vai está mais aberto a entender o que é o rastreio do câncer de próstata”, afirmou Ariel Medeiros.

”O objetivo principal da nossa ação é mostrar as consequências, não é para assustar é para mostrar a realidade. Muitos homens não procuram  o urologista com a justificativa: ‘eu não faço o toque porque eu não tenho sintoma nenhum, mas o câncer de próstata é uma doença silenciosa e é um dos cânceres que mais mata a população masculina. A gente tem que ir por essa visão”, concluiu Jéssica Coelho.

ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA NA TV FAROL