Estudantes já podem solicitar o documento; veja passo a passo

Foto: Marcelo Aprígio/JC

Por JC

 

A carteira de estudante para o ano de 2023 já pode ser solicitada em Pernambuco. A solicitação do documento deve ser feita pelo site do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), gestor do sistema de ônibus da Região Metropolitana do Recife: www.granderecife.pe.gov.br.

Atualmente, todo processo é digitalizado e de fácil execução para qualquer pessoa. Mas é necessário a confirmação da fotografia anexada pela instituição de ensino no aluno. Após o processo de solicitação ser concluído, o prazo de entrega da carteira dado pelo CTM é de 20 a 30 dias corridos.

Vale lembrar que a carteira de estudante de 2022 tem validade até 31 de março de 2023. Já a versão 2023 pode ser solicitada até o mês de dezembro deste ano.

CONFIRA O PASSO A PASSO PARA PEDIR A CARTEIRA DE ESTUDANTE 2023:

1. Entrar no site do Grande Recife Consórcio www.granderecife.pe.gov.br ou no site www.estudante.ciepe.com.br.

Veja também:   Por que o piso salarial da enfermagem foi barrado? Entenda a decisão do STF

2. Depois clique, seguindo a ordem:

• CARTEIRA DE ESTUDANTE (ÍCONE AMARELO)
• ENTENDI! SOLICITE AGORA!
• CRIAR MINHA CONTA (LOGIN E SENHA QUE DÃO ACESSO AO SISTEMA)
• PREENCHER OS CAMPOS: CPF E SENHA
• PREENCHER OS CAMPOS: NOME E DATA DE NASCIMENTO
• PREENCHER OS DADOS SOLICITADOS
• INSERIR UMA FOTO 3X4, COM FUNDO BRANCO, ESTILO DOCUMENTO DE IDENTIDADE.

Observação: A foto deve ser salva em formato JPEG, com tamanho de até 100 KB.

Ao anexar a foto, aparecerá a mensagem: “ESPERANDO A APROVAÇÃO DA FOTO PELA ESCOLA”. Nesse caso, é recomendado que o aluno ou responsável entre em contato com a instituição de ensino e solicite a aprovação da foto com brevidade.

Veja também:   Quer diversão? Confira a agenda cultural do FAROL

ASSIM QUE A FOTO FOR APROVADA, basta imprimir o boleto.

O valor da taxa é de R$ 16,55. O pagamento poderá ser feito na rede de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) (lotéricas, App Caixa, autoatendimento, Caixa Aqui,).

ATENÇÃO: O aluno deve estar atento para informar o nome da instituição de ensino atual em 2023.

Observação: O acompanhamento do processo pode ser feito no mesmo site e o prazo de entrega da carteira é de 20 a 30 dias corridos.

VERSÃO DIGITAL DA CARTEIRA DE ESTUDANTE 2023

Com a carteira de estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), na loja do seu celular, e ter uma versão digital do documento. O app fará a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validará os dados para serem acessados no celular.

Veja também:   ASSISTÊNCIA: Estado reforça o programa PE Conduz com 15 novos veículos

Caso os dados cadastrais do aluno não sejam exibidos pelo sistema ou alguma informação esteja incorreta ou faltando, o aluno deve procurar a secretaria da escola para solicitar as alterações necessárias. O estudante ainda poderá trocar a foto, que deverá ser validada pela escola. Após a validação de todos os novos dados, o aluno deve acessar o sistema para emitir o boleto.

Em caso de dúvidas, ligar para a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), para a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158 (apenas para chamadas de telefone fixo), ou entrar em contato via WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações, das 5h30 às 21h30, e disponível para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.