Por Revista Forum

Os Estados Unidos continuam sendo o país mais afetado pela pandemia do coronavírus, e seus números são mais assustadores a cada dia. Neste sábado, o observatório da Universadade Johns Hopkins reportou mais 3,8 mil mortes, e 31 mil novos casos de infectados por covid-19.

Com isso o país passou a ter mais de 37 mil vítimas fatais da pandemia, e mais de 700 mil casos. Outro dado preocupante é que o número de pacientes recuperados não é muito maior que o de vítimas: 58,5 mil. Além disso, são mais de 600 mil os casos que permanecem ativos, fazendo com que os sistemas de saúde de muitas cidades se mantenham em colapso.

A reação do presidente estadunidense Donald Trump ao desastre da resposta do país à pandemia é a de atacar a China e a OMS (Organização Mundial da Saúde). Na sexta-feira (17), acusou o país asiático de falsear suas estatísticas e de ter mais mortes que os Estados Unidos.

Dias antes, anunciou que suspenderia as contribuições do país com a OMS, a quem acusou de “atuar de forma lenta e equivocada”, e de estar sendo “influenciada demais pela China”. Essa última medida foi repudiada por várias entidades estadunidenses ligadas à saúde, como a AMA (Associação Médica Americana), que escreveu um comunicado dizendo que “durante a pior crise de saúde pública em um século, este é um passo perigoso na direção errada, que não facilitará a derrota do covid-19”.