Do UOL

Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), foi efetivado na presidência da Funarte (Fundação Nacional de Artes).

A efetivação de Barbosa no cargo foi decretada pelo ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, em portaria publicada hoje no DOU (Diário Oficial da União).

Barbosa Querido estava atuando como presidente interino da Funarte desde 7 de maio. O ex-assessor do filho de Jair Bolsonaro (sem partido) assumiu o posto de forma provisória após a saída de Dante Mantovani, que não durou nem 24 horas no cargo.

O atual presidente da Funarte atuou no gabinete de Carlos Bolsonaro na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro entre 2002 e 2017. Barbosa fazia a gestão da editoração e confecção de boletins.

Veja também:   Filho ameaça matar o pai em ST e em seguida faz ataque contra carro

MPF pede suspensão desde 1º de julho

No dia 1º de julho, o MPF (Ministério Público Federal) entrou com uma ação civil pública na Justiça para suspender a nomeação de Barbosa Querido para a presidência da Funarte.

No requerimento, o MPF pediu que a portaria de maio que nomeou Barbosa fosse suspensa argumentando que a nomeação do ex-assessor de Carlos “oferece grave risco ao funcionamento” do órgão.

Segundo o MPF, o ex-assessor de Carlos Bolsonaro não possui formação e experiência suficiente para o cargo. Barbosa é bacharel em direito.

“Estamos diante da probabilidade de desempenho de atividade negligente, imperita ou a interrupção total do exercício de relevantes funções públicas”, disse Antonio do Passo Cabral, procurador que assina a ação.