Do g1 Mundo

Foto: Reprodução/rcda.org

Um ex-bispo do estado de Nova York admitiu ter ignorado diversos abusos sexuais de crianças por 11 padres ao longo de 25 anos, denunciou nesta segunda-feira (28) uma associação americana para vítimas desse crime.

Em abril de 2021, Howard Hubbard, ex-bispo da cidade de Albany, testemunhou sob juramento por quatro dias na Suprema Corte do estado e reconheceu que, entre 1977 e 2002, foi informado de abuso sexual contra menores e não denunciou membros do clero à polícia.

Veja também:   Covid, gripe, alta da luz, gás, e gasolina a R$ 7 em ST

A declaração de 680 páginas foi divulgada na última sexta-feira por ordem de um juiz.

“Agora, os paroquianos e o público sabem com certeza que seu ex-bispo estava ativamente envolvido no encobrimento de abusos”, afirmou a ONG Rede de Sobreviventes de Vítimas de Abuso por Sacerdotes (Snap, na sigla em inglês) em um comunicado.

A ONG espera que “esta notícia encoraje a polícia a investigar esta situação e processar qualquer crime que tenha sido cometido”.

Ex-bispo diz que não é obrigado a denunciar crimes

Veja também:   Movimento 'Acorda Serra' vai ocupar CMST contra a taxa do lixo

Sobre o motivo de ter se mantido em silêncio, Hubbard disse ao tribunal que não é “obrigado” a denunciar abuso sexual de menores, segundo o canal de TV local WNYT13.

De acordo com a emissora, Hubbard queria evitar um novo escândalo de pedofilia que mancha a reputação dos padres católicos americanos.

No entanto, em uma carta de agosto passado, Hubbard reconheceu que a Igreja não levou em conta o impacto dos crimes nas vítimas.

A Diocese de Albany disse em um comunicado que sua prioridade é “proteger e ajudar as vítimas/sobreviventes e descobrir a verdade”, informou o WNYT13.

Veja também:   Voltar ao G4 é a meta do Santa Cruz

A Igreja Católica dos Estados Unidos tem sido alvo há anos de acusações e revelações de abuso sexual por parte de padres.

Em dezembro de 2019, o Vaticano disse que aceitou a renúncia do bispo Richard Malone, da Diocese de Buffalo, também no estado de Nova York, depois que ele foi acusado de tentar encobrir abusos sexuais.