Com o objetivo de modernizar a máquina pública e deixar mais sintonizada com as demandas populares, o prefeito eleito Luciano Duque (PT) resolveu criar a Secretaria de Meio Ambiente e Igualdade Racial no novo organograma de governo que está sendo montado.

O anúncio desta nova pasta será feito logo mais às 16h30, no plenário da Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) durante entrevista coletiva com a imprensa. Esta é a terceira inovação do governo do PT. Também são novidades as secretarias de Cultura; que terá o comando de Anildomá Souza e Serviços Urbanos, que será gerenciada pelo empresário Célio Antunes. O prefeito eleito chegou a anunciar a criação da secretaria de Inovação Tecnológica, mas recuou da decisão.

A nova secretaria terá a missão de buscar soluções às questões ambientais para a Capital do Xaxado e dar respostas às comunidades quilombolas espalhadas em Serra Talhada. Segundo estudos do Movimento Negro de Serra Talhada (MNST) existem cerca de 15 comunidades quilombolas na terra de Lampião. O nome do novo secretário será anunciado durante a entrevista coletiva.