A explosão de um carro-bomba deixou ao menos 60 mortos e 100 feridos nesta sexta-feira (24) perto da cidade de al-Bab, no norte da Síria, retomada na véspera de extremistas do Estado Islâmico (EI) por rebeldes apoiados por tropas da Turquia, informou a agência de notícias estatal turca Anadolu.

Segundo representantes das facções rebeldes que atuam no local, o atentado foi ordenado pelo EI e ocorreu perto de um posto de segurança no vilarejo de Sousian, a cerca de oito quilômetros a noroeste de al-Bab.

A explosão, provocada por uma camionete conduzida por um extremista, aconteceu enquanto os rebeldes organizavam o retorno de civis que haviam sido deslocados pelos confrontos com a milícia radical. O EI controlava al-Bab desde 2013.

“Estas pessoas sofreram muito (…) foi muito difícil, elas vinham esperando por esse momento [de retorno]”, disse à agência de notícias Associated Press o combatente rebelde Mohammed al-Tawil.

Ao menos dois soldados turcos morreram no ataque, disse o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim. A retomada de al-Bab é estratégica para avançar na batalha pela cidade de Raqqa, capital autodeclarada do EI na Síria.

Iniciada em março de 2011, a guerra civil na Síria opõe rebeldes armados a tropas do ditador Bashar al-Assad. O vácuo de poder abriu caminho para o fortalecimento do EI e de outras organizações terroristas.

O conflito já matou mais de 400 mil pessoas e forçou o deslocamento de milhões de pessoas.

Da Folha de PE