Da Folha de PE

A polícia japonesa investigava, nesta segunda-feira (17), as causas da explosão que deixou 42 feridos em um edifício onde há um restaurante, nesse domingo (16) à noite em Sapporo, na ilha de Hokkaido, no Japão. A explosão provocou um incêndio em pequenas construções de madeira próximas, motivo pelo qual caíram parcialmente. Dezenas de moradores tiveram de passar a noite em um abrigo, acrescentaram as as autoridades.

“Há 42 feridos”, mas não há mortos, disse à AFP uma fonte da polícia da região de Hokkaido. Entre eles, várias crianças, um homem que sofreu queimaduras e uma mulher que pulou do prédio e quebrou a perna. As imagens de televisão mostraram os bombeiros trabalhando em meio à fumaça preta. Testemunhas disseram ter ouvido uma forte detonação.

Veja também:   Quando vou me aposentar? Veja como fazer simulação no sistema do INSS

Nesta segunda-feira (17), continuava a investigação sobre essa explosão registrada no domingo às 20h30 locais (9h30 em Brasília), segundo as autoridades. A imprensa local fala em vazamento de gás. Os investigadores estão concentrados em nove cilindros de gás propano colocados no edifício para uso das diferentes empresas que operam no imóvel.

“Ouvi um barulho de explosão, e minha casa tremeu”, contou um homem na faixa dos 50 anos ao jornal “Japan Times”. “Investigamos em detalhe sobre os danos com a polícia”, disse uma fonte dos bombeiros. Segundo a televisão pública NHK, os bombeiros precisaram de várias horas para apagar o fogo.

Veja também:   Trump cometeu fraude ao inflar o valor dos seus bens, decide juiz de Nova York

No Japão, há muitas construções antigas de pequeno, ou médio, porte totalmente construídas de madeira.