Explosão solar causa problemas nas comunicações de rádio com aviões

Do Metrópoles

Uma explosão solar gerou problemas em relação às comunicações de rádio com aviões nesta semana, de acordo com a Agência Espacial Americana (Nasa). O fenômeno liberou grande quantidade de energia de radiação e é considerada a maior explosão deste tipo desde 10 de setembro de 2017.

A Nasa informou sobre o evento nessa quinta-feira (14/12), mas ele ocorreu entre o dia 8 e 9. Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC), a explosão gerou blecautes de rádio de alta frequência na Terra.

Veja também:   Influenciadores do 'Jogo do Tigre' movimentaram R$ 12 mi em 6 meses

O Sol tem passado pelo o que os cientistas chamam de Ciclo Solar. Em 2024, uma tempestade solar deve gerar problemas no planeta, como queda de internet e equipamentos de comunicação.

A explosão divulgada nessa quinta é classificada pelo SWPC como “um dos maiores eventos de radiação solar já registrados”.

Tempestade solar de 2024

O mundo se prepara para uma enorme tempestade solar que pode atingir o planeta em 2024 e gerar um verdadeiro “apocalipse da internet”. É o que revelou o professor Peter Becker, da Universidade George Mason (Virgínia, EUA), no início de novembro deste ano.

Veja também:   Moçambique teme inundações por chuvas

Conforme observações do estudioso, essa atividade solar de grande magnitude pode prejudicar a tecnologia mundial, incluindo a rede elétrica, sistema de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação. Os danos a esses sistemas podem não ser reparados por meses e a humanidade sofrerá um “apagão” da internet.

De acordo Becker, a “internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e, agora, está entrando numa época mais ativa”. Isso quer dizer que o ser humano ainda não conhece os impactos de uma tempestade solar em dispositivos tecnológicos mais recentes.

Veja também:   Relembre ganhadores que infartaram ou foram vítimas de crimes

Segundo o cientista, esta é a primeira vez na história que houve uma convergência entre o aumento da atividade solar com a dependência da internet pelo ser humano.