Publicado às 17h desta quinta-feira (13)
Trazendo para o Sertão do Pajeú o debate da preservação histórica e da memória cultural de seu povo, a cidade de Triunfo realiza o I Seminário da Memória Triunfense nos dias 13, 14 e 15 de outubro. O evento é uma ação do Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular José Manoel Sobrinho.
Com o tema ‘reVIVER a cidade: caminhos para uma educação patrimonial’, o evento faz parte das ações do DIANA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória Social e Patrimônio Cultural que busca potencializar estudos e pesquisas a partir de provocações sobre o ser/estar/sentir a cidade e seus sentidos, ancoradas nos eixos de Memória Social e Patrimônio Cultural.
Em contato com o Farol de Notícias, artista, professor e produtor cultural da Fábrica de Criação, Robson Farias, a programação foi pensada para instigar reflexões sobre a redemocratização da memória do lugar, da memória do povo através de narrativas plurais e multiculturais.
“VER, viVER e reVIVER são verbos de ativação que necessitam de uma conjugação no presente a partir da perspectiva de sentir a cidade de forma orgânica, numa horizontalidade dialógica que possibilite uma imersão das/dos indivíduos em seus respectivos territórios e (des)caminhos. Nesse sentido, o I Seminário da Memória Triunfense se justifica por possibilitar a salvaguarda das memórias sociais e dos patrimônios culturais triunfenses sistematizados nos estudos e pesquisas nos/dos processos identitários e na diversidade cultural das territorialidades da cidade”, resumiu.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO