Fotos: Farol de Notícias / Celso Garcia

Publicado às 05h20 desta quarta-feira (30)

Informe Especial Publicitário

Neste sábado (26) os graduandos da FAMA, uma das Instituições de Ensino Superior de Serra Talhada, participaram da solenidade da cerimônia de entrega do jaleco para os cursos de Farmácia, Nutrição e Enfermagem. Ao lado de seus padrinhos, familiares, professores, gestores e colaboradores da FAMA, os alunos puderam sentir a emoção ao tempo em que também vislumbraram uma pequena fração do peso da responsabilidade de usar a vestimenta como futuros profissionais da saúde.

O Farol de Notícias esteve na cobertura do evento da Cerimônia do Jaleco da FAMA, que contou com o cerimonial da Glimmer. A Faculdade se firma em Serra Talhada e hoje é a instituição de ensino superior e pós-graduação que mais cresce na cidade e região. A nossa reportagem conversou com alguns dos estudantes que estavam recebendo o jaleco e comentaram da ansiedade que tinham para o evento.

EMOÇÃO DOS DISCENTES

Geise Souza, 32 anos, natural da cidade de Custódia, é estudante de Nutrição e viaja todos os dias para assistir aula na capital do xaxado. Ela é mãe de dois filhos e estava também acompanhada da mãe para celebrar e entrega de seu jaleco.

“É minha primeira graduação e escolhi a FAMA por indicação de amigos e familiares. Vim estudar aqui por ver que a FAMA está tendo muita qualidade de ensino aqui em Serra Talhada. Sempre quis fazer Nutrição e pretendo trabalhar na área. Estou vivendo esse momento com muita emoção”, afirmou.

A estudante de Farmácia, Mariana Lopes, 22 anos, é natural de Princesa Isabel-PB, e também viaja todos os dias para assistir aulas na FAMA. Já está no oitavo período e ratificou o quanto a cerimônia do jaleco representa para ela em sua carreira acadêmica.

“É um momento muito especial, porque nesse caso o jaleco é algo simbólico do profissional da saúde, uma simbologia que para mim é muito bonita. E a gente fazer essa jura que esse jaleco será apenas para a nossa profissão e para a saúde da população por inteiro. Eu escolhi Farmácia por um pedido do meu pai, me dediquei e passei na FAMA pelo Fies e escolhi a FAMA principalmente pelo diferencial. Quando entrei era ainda novinha, mas assim que entrei me apaixonei”, declarou.

Já o serra-talhadense Ítalo Gutemberg Lopes, 22 anos, também é estudante de Farmácia, do 5º período, morador do Ipsep, comentou que escolheu o curso por fazer parte de uma família de profissionais de saúde e desde pequeno foi conquistado pela área de atuação.

“A Faculdade FAMA me escolheu, porque eu comecei na FAMA em 2017, tranquei o curso. E agora em 2020 retorno a FAMA nesse novo prédio que estamos aqui. E a cerimônia do jaleco era uma ansiedade nossa, porque era para ter acontecido no começo do curso, veio a pandemia e não tivemos como realizar. Mas representa para mim, para todos nós, fazer um juramento e passar para toda a sociedade, que vamos zelar pela saúde das pessoas”.

GESTORA APAIXONADA PELA FAMA

Maria Elisiéth Anacleto de Albuquerque, moradora da cidade de Santa Helena-PB, que tem 42 anos de experiência na educação. Professora, formada em Pedagogia, com vasta experiência na coordenação pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior. Segundo Elisiéth, a Fama foi uma missão dada por Deus que hoje abraça junto de toda a sua família.

“Comecei em 1982 como professora titular de sala, mas carrego o amor pela docência desde os 10 anos. Minha mãe era professora também e eu, desde criança, estava em sala de aula, inclusive ajudando a fazer atividades. Não me dediquei apenas à educação básica, há 22 anos que colaboro com uma instituição do Ensino Superior no município de Cajazeiras-PB, uma grande parceira, além de colaborar com a coordenação pedagógica do município de Santa Helena-PB. A FAMA chegou até mim como um sinal de Deus, após diversos convites, e eu me emocionei bastante ao chegar em Serra Talhada e pisar pela primeira vez na Fama a convite do Dr. Carlos, fundador da instituição. Hoje moro em Serra Talhada junto com minha família, uma família formada por gestores e educadores, por profissionais extremamente competentes e que, junto comigo, têm como missão transformar a educação superior de Serra Talhada e região. Essa cidade nos acolheu e como retribuição, além da FAMA, desenvolveremos grandes projetos que trarão ainda mais desenvolvimento para essa terra que já amamos”, declarou a gestora.

SOBRE A FAMA

A FAMA – Faculdades Aggeu Magalhães está localizada na Rua Antônio Alves de Oliveira, nº 1687, no bairro AABB, em Serra Talhada – no prédio da antiga Escola Pequeno Príncipe. Para mais informações entre em contato pelo telefone (87) 99128-3968 ou acesse o site www.facudadesfama.edu.br. Siga também a Faculdades FAMA pelo Instagram @famafaculdades e @posgraduacao.fama