A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi multada pela Agência de Regulação do estado (Arpe) pela morte do advogado e músico Davi Santiago, de 37 anos, ocorrida em junho deste ano. Segundo um relatório feito pela Arpe, houve deficiência na manutenção da rede de energia da companhia, que deve pagar uma multa no valor de R$ 174 mil. A decisão foi publicada no Diário Oficial de terça (26). O valor corresponde a 0,0058% do faturamento líquido anual da empresa e será recolhido ao Governo Federal.

“Como somos uma agência técnica, fomos verificar as condições da rede elétrica”, explicou o coordenador de energia da Arpe, Hamilton Lins. De acordo com ele, duas falhas foram verificadas pela apuração. A primeira diz respeito a uma podação indevida feita nas árvores próximas ao local do acidente. Com o serviço, os galhos batiam nos fios, soltando faíscas.

Veja também:   Acidente mata uma pessoa e deixa duas feridas

A segunda falha foi, na verdade, o descumprimento de uma solicitação da Arpe. “Também foi solicitado à Celpe um plano de manutenção para a rede de baixa tensão, mas ele não foi cumprido”, disse Lins. Celpe encaminhou um documento pedindo à Arpe para reconsiderar a indenização. A empresa se defendeu afirmando que faz a manutenção regular na rede de distribuição elétrica. “Nos últimos três anos, a concessionária investiu mais de R$ 1 bilhão em seu sistema elétrico. Os investimentos têm possibilitado melhorias e a modernização da rede elétrica”, pontua o texto.

O documento será analisado pela coordenação da agência reguladora para depois ser encaminhado à diretoria. Segundo o coordenador Hamilton Lins, o texto ainda estava sendo analisado na manhã desta quarta (27). A Celpe pode recorrer da decisão junto à Agência Nacional de Energia Elétrica.

Veja também:   Gaiteiro e tecladista da banda Nenhum de Nós morre aos 58 anos

Davi Santiago morreu eletrocutado na noite do último dia 11 de junho, depois de se enroscar com um fio de um poste na Avenida Visconde de Jequitinhonha, em Boa Viagem. Ele passeava com um cachorro no momento do ocorrido. Poucos minutos após o acidente, uma mulher que passava pelo local também chegou a levar um choque, mas foi socorrida pelo Samu.