
Por Lucas Pereira da Silva, morador de Serra Talhada
Gostaria de chamar a atenção da Justiça Eleitoral e dos responsáveis pelo aplicativo e-Título para um problema que pode atingir diversos eleitores que utilizam aparelhos celulares mais antigos.
No meu caso, utilizo um Redmi Note 8, aparelho que ainda funciona normalmente para diversas outras atividades. Consigo baixar e instalar o aplicativo e-Título e inserir meus dados, porém, mesmo seguindo os procedimentos solicitados, o aplicativo informa que não é possível utilizar o serviço neste aparelho.
A situação causa preocupação porque nem todos os eleitores possuem condições financeiras para trocar de celular simplesmente para conseguir acessar um aplicativo oficial da Justiça Eleitoral.
O e-Título oferece serviços importantes aos eleitores, e muitas pessoas podem depender dele para consultar informações eleitorais e acessar serviços relacionados à Justiça Eleitoral. Se determinados aparelhos deixam de ser compatíveis, existe o risco de que parte dos eleitores fique sem acesso a esses serviços.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Por isso, faço um apelo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aos Tribunais Regionais Eleitorais e aos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo para que verifiquem esse problema e procurem oferecer uma solução que permita que mais aparelhos possam utilizar o e-Título, principalmente celulares que ainda possuem capacidade de funcionamento e sistemas Android compatíveis com outros aplicativos.
Não se trata apenas de um problema individual. É uma questão de acessibilidade digital, pois o eleitor não deveria ficar sem acesso a um serviço eleitoral por possuir um aparelho celular mais antigo.
Solicito ao Farol de Notícias que leve esta reclamação ao conhecimento das autoridades eleitorais e questione os responsáveis sobre a compatibilidade do e-Título com aparelhos como o Redmi Note 8 e outros modelos semelhantes.
O direito de acesso aos serviços eleitorais deve alcançar todos os eleitores, independentemente do modelo ou do preço do celular que possuem.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
OUTRO LADO
A reportagem entrou em contato com o Cartório Eleitoral de Serra Talhada, que enviou uma nota de esclarecimento sobre a demanda apresentada pelo leitor. De acordo com o comunicado, a utilização do aplicativo em celulares requer Android com versão 7.0 ou superior ou sistema IOS com versão 14.0 ou superior. Confira a nota na íntegra:
Esclarecimento da Justiça Eleitoral:
O e-Título funciona em qualquer celular?
- O aplicativo requer celulares com os seguintes sistemas operacionais mínimos:
- Android: Versão 7.0 ou superior.
- iOS (iPhone): Versão 14.0 ou superior.
Por que existe uma versão mínima para baixar o e-Título?
- Celulares com sistemas antigos deixam de receber atualizações de segurança das fabricantes. A exigência do sistema mínimo garante que seus dados fiquem protegidos contra invasões.
- Dica: se o seu aparelho não for compatível, você pode atualizar o sistema operacional nas configurações do aparelho ou acessar os serviços pelo portal do TSE na internet.”
Sendo assim, caso não seja possível utilizar o aplicativo E-título, é possível obter o título de eleitor e os demais serviços, pelo site do TSE ou TRE-PE, ou no próprio cartório eleitoral.
Estamos a disposição para mais esclarecimentos.
Atenciosamente,
Cartório eleitoral de Serra Talhada.