sinezioMarcado, nestes quase dois anos de gestão, como um governo de difícil diálogo, seja com a classe de servidores, seja com a própria população, a administração duquista terá de enfrentar a dura missão de evoluir neste sentido em 2015, caso queira superar índices de reprovação. Essa é a visão do vereador Sinézio Rodrigues (PT). Em entrevista à rádio A Voz do Sertão AM, o petista concordou que o prefeito Luciano Duque está demorando a implantar o tão prometido conselho político, que ajudaria a discutir temas importantes que afetam diretamente o dia a dia da população, como o aumento do IPTU, por exemplo.

A criação desse colegiado era uma das grandes promessas de Duque e teria o objetivo de garantir espaço para representação de segmentos sociais, que ajudariam a apontar caminhos em favor do desenvolvimento da cidade. Sinézio Rodrigues tem a esperança que Luciano coloque essa questão na pauta da reforma administrativa que estar por vir, também prometida pelo gestor. “Com essa reforma eu acredito que ele (Luciano) vai implementar algumas ações no sentido, inclusive, de ouvir mais as pessoas. Cabe muito bem aquilo que a gente vem propondo desde o início da administração, que é um tipo de um conselho político, podendo ter outro nome”, disse Rodrigues, detalhando:

“Esse conselho seria composto por pessoas do governo, presidentes de partidos, vereadores, lideranças de bairros e de movimentos sociais, para que possam avaliar determinadas questões do governo. Eu acredito que o governo tem a responsabilidade de conduzir a administração, mas não conduzir apenas no que ele pensa, mas ouvindo. Até porque, no governo é feito uma equipe de colaboradores e o governo se propõe a trabalhar para sociedade. Então, a própria sociedade tem que ser ouvida em determinadas questões”.

TOM AMENO

O vereador Sinézio Rodrigues, que durante boa parte do governo Duque manteve embates calorosos com a administração em favor da classe dos trabalhadores, agora tem mantido um tom bastante ameno com relação à gestão petista. Durante a entrevista, o parlamentar procurou alimentar um discurso conciliador, amoroso e cheio de esperanças em dias melhores. Para ele, a gestão de Luciano não está ruim. Sinzéio fez questão até de defender o prefeito quando o gestor se autoavaliou merecedor de nota cinco e disse que Duque estava sendo modesto consigo mesmo.

“Não há governo 100% bom, eu diria que Luciano tem feito um trabalho que merece uma nota superior à nota que ele mesmo deu. Quando ele deu essa nota cinco, eu compreendo muito bem. Ele não quis passar a nota que ele acha que merece, ele quis ser modesto na sua nota e deixar que a população avaliasse. E houve toda uma repercussão, ‘poxa, o próprio gestor disse que é cinco’, mas eu tenho ouvido até da própria população que ele não merece um cinco, merece um seis, merece acima de um seis. Eu não vou dar uma nota maior que um seis, porque também estaria exagerando”, disse Rodrigues.