Em meio à evidência do colapso no sistema carcerário brasileiro, imagens gravadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco mostram que um dos presídios apontados pelo Governo do Estado como de “segurança máxima” apresenta várias falhas.

Entre os problemas, parte das celas estão com grades quebradas ou inadequadas para evitar fugas dos detentos. O presídio está localizado no município de Tacaimbó, a 158 km do Recife.

Na semana passada, detentos que estavam em uma cela da disciplina, que pelo nome deveria ter ainda mais reforço de segurança, conseguiram fugir com facilidade da unidade prisional. O Sindicato dos Agentes Penitenciários esteve no presídio e, durante vistoria, constatou várias irregularidades.

Outro lado

Em nota oficial, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) afirmou que ” após a fuga do último dia 12 de janeiro, a engenharia do órgão detectou que seria necessário realizar adequações no projeto original da Penitenciária de Tacaimbó, a fim de reforçar a segurança da unidade”.

Disse ainda que “as grades que estão sendo instaladas são fabricadas com a mão de obra carcerária de reeducandos do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, no Complexo do Curado. O objetivo é concluir os ajustes no prazo de até 30 dias”.

Do JC Ronda