Publicado às 17h44 desta segunda (16)

Serra Talhada recebe na próxima sexta-feira (20) uma família de artistas circenses que está na sua quinta geração de picadeiro levando magia e alegria há 16 anos por vários estados brasileiros. A população terá o prazer de conhecer o Circo Áskoly, que vem rodando o Nordeste sob o comando da família Silva, uma das mais tradicionais do ramo de circo no país. O Áskoly deverá se instalar na Lagoa Maria Timóteo, no Centro da Capital do Xaxado, trazendo um espetáculo repleto de cores, música, luzes, trapezistas, bailarinas, malabaristas, globo da morte, bonecos gigantes, táxi maluco e os palhaços Salchicha e Xeleléu.

“Fazemos parte de uma geração de artistas circenses que começou a investir neste ramo na década de 1940. Meu avô era fotógrafo lambe-lambe e tirava fotos de circo em Catende-PE, na Zona da Mata, e daí começou a seguir com o circo, escrever melodramas, peças e aprendeu a arte da palhaçada. Isso tudo na década de 1940. Dele, meus pais aprenderam tudo e formaram um circo mambembe saindo a pé se apresentando nas cidades, dos meus pais aprendemos a arte e passamos também, atualmente, para os nossos filhos e netos”, contou Cleberson Macedo Silva, 52 anos, um dos administradores do Áskoly.

Depois de muito caminhar espalhando a arte do circo por várias cidades, os pais de Cleberson compraram um carro de boi e se apresentaram em cima dele. As coisas foram melhorando. Com o tempo, adquiriram mais três carros de bois. Depois carros a gasolina, caminhões e atualmente carretas, onde dão conta da montagem de uma grande estrutura. Desse aprendizado transmitido pelas primeiras gerações, de avós e pais, os Silva foram se espalhando pelo Brasil levando a arte circense entre Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Bahia.

“Estivemos aqui em Serra Talhada há 25 anos, ainda com o projeto de outro circo, chamado Circo Washington. Depois de dois anos difícil de pandemia, as crianças e famílias estão voltando aos espaços lúdicos e o circo é um deles. Por isso nossa expectativa é muito boa. Nosso circo tem um caráter familiar, nosso público em sua maioria é formado por famílias, que trazem filhos, sobrinhos, e a criançada faz a festa”, comentou Cleberson Silva, que também atua no Áskoly como palhaço.

Ele acredita que, como as crianças foram duramente afetadas pelo distanciamento imposto na pandemia, muitas estão tendo a oportunidade de conhecer o circo pela primeira. “Por isso fazemos essa convocação às famílias de Serra Talhada”, disse, com animação. Apresentações como da Marsha e o Urso, de robôs Transformers, do Olaff e a turma da Frozen irão garantir a alegria da garotada. O Circo Áskoly chega a Serra Talhada prometendo um show para toda a família regado a muita magia. Vamos ao circo!