Foto: Rafael Furtado

Do Folha PE

Foi em clima de comoção que o auxiliar de serviços gerais Marcelo Costa Santos, 51 – morto no último sábado (10) após ser atacado por um tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes – foi velado no Cemitério da Várzea, Zona Oeste do Recife, na manhã desta segunda-feira (12).  De acordo com o bispo Ailson José da Silva, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias do Ibura, da qual Marcelo era integrante, a família adiou o sepultamento, antes marcado para o fim da manhã desta segunda, porque familiares do auxiliar que moram na Bahia, não tinham conseguido chegar a tempo. “Faremos uma dedicação de sepultura antes do enterro, rito da igreja. Foi uma fatalidade e estamos todos muito sentidos”, ressaltou o bispo, que esteve no cemitério como porta-voz da família.

A sobrinha de Marcelo, Jaqueline Sobral, emocionada, falou sobre o choque que a família sofreu com a notícia da sua morte. “Ele era de praia, gostava de ir sempre e estava apenas brincando com os amigos, no raso. Estamos todos arrasados e a esposa dele, minha tia, é só tristeza. Ele estava em clima de confraternização com os amigos do trabalho. Estava feliz!”, contou. Marcelo, que chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, teve ferimentos na mão direita e um ferimento profundo na perna direita. Ainda de acordo com a corporação, a vítima estava no raso e com água na altura da cintura quando sofreu o ataque. Segundo o diretor integrado metropolitano do Corpo de Bombeiros e presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), coronel Bastos, o local do ataque, na altura da igrejinha de Piedade, é mais propício por ser mar aberto, além do período que tende a ser mais perigoso para incidentes como o que ocorreu com o auxiliar de serviços gerais, ou seja, entre os meses de maio e agosto.

Ataques em Pernambuco 
No Estado já foram registrados, desde 1992 quando se passou a contabilizar os ataques de tubarão no litoral pernambucano, 66 casos, incluindo o incidente do último sábado – destes, 26 com vítimas fatais. Placas sinalizadoras entre outras ações, abrangem trechos das praias de Olinda, do Cabo de Santo Agostinho e de Jaboatão dos Guararapes, entre eles o do local do ataque a Marcelo Costa Santos. Inclusive a área tem posto de salva-vidas e é um dos trechos tidos como mais perigosos para ataques de tubarão do Litoral de Pernambuco.