Para os amantes da sétima arte, neste domingo (26) acontecerá a cerimônia do Oscar 2012, onde críticos de cinema premiam as grandes produções de 2011. O Farol decidiu não esperar o anúncio dos ganhadores e eleger, por antecipação, as produções e os atores que fizeram história num ano recheado de emoções. Então, conheçam, a partir de agora, os astros da Capital do Xaxado. Luzes, câmera, ação!

Oscar de Melhor Ator 

O prêmio vai para o deputado Inocêncio Oliveira (PR) com sua inesquecível atuação no magnífico suspense: “A Mão Que Afaga…”, quando, no ano passado, numa cena estonteante, anunciou – para Deus e o mundo – apoio a Luciano Duque (PT) à prefeitura de Serra Talhada. No auge da cena ele jurou amor, de “pé junto”, fez beicinho até meados de setembro e depois revelou que seu coração batia mais forte por Sebastião Oliveira. Performance invejável. 

 Melhor Atriz

O Oscar de melhor atriz vai para a secretária de Obras Roberta Menezes pela atuação em: “As Viagens de Gulliver”, quando no episódio novelesco da Academia das Cidades, do Alto do Bom Jesus, sempre tinha uma fala diferente para a mesma situação. Incrível desenvoltura cênica, talvez mediúnica! Um jogo de cintura digno de aplausos.

Melhor Roteiro Adaptado

A Fantástica Fábrica de Chocolates” do vice-prefeito Luciano Duque (PT), que se tornou alvo de um roteiro adaptado para a época eleitoral. O filme tenta criar enredo de mistério recheado de figurantes. E o roteiro acaba misturando bode com chocolate, cabrito com leite e outras iguarias… 

 Melhor Ator Coadjuvante 

O ex-secretário de Agricultura, Adauto Mourato, que passou cinco anos estudando encenação, canto e postura cênica para participar, por tabela, de um filme tão confuso que nem ele mesmo sabe onde vai parar. Mas fez questão de acender os holofotes neste ano de eleições. O Oscar vai pela atuação em: “Laranja Mecânica”.

 Melhor Atriz Coadjuvante

A secretária municipal de Administração, Penha Oliveira, que é “sebastianista” de carteirinha mas está muito bem, obrigado, atuando e servindo como assistente de câmera ao lado do prefeito Carlos Evandro. Bela atuação em “A Volta dos Que Não Foram”.

 Melhor Ficção e Efeitos Especiais

Vai para o deputado Sebastião Oliveira (PR), que anunciou a gravação do DVD  de Chiclete com Banana cantando Gonzagão em Serra Talhada. Isso causou um efeito tão daqueles que ninguém teve direito sequer a ver um trailler. Esse fabuloso trabalho lhe rendeu o Oscar em: “Alice no País das Maravilhas”. 

 Melhor Canção Original

Mais uma vez o deputado Sebastião Oliveira, agora, com o fiel escudeiro o cantor Vicente Nery em “De Volta à Lagoa Azul”, quando cantam aquele refrão, pelos shows da vida, que diz: “E o muuundo…” Ninguém aguenta mais!

  Melhor Roteiro Original 

Vai para a dupla Eduardo Campos (PSB) e Inocêncio Oliveira (PR), que no dia 1º de abril de 2011, anunciaram a realização do vestibular de medicina em Serra Talhada. Eles inventaram a data, o dia e o local do início das aulas. E tiveram coragem de anunciar isso a todo mundo. Nossa! Também… era  1º de abril. Palmas pelo roteiro do filme: “O Segredo do Abismo“.

Melhor Diretor

O Oscar de melhor diretor vai para o prefeito Carlos Evandro (PR) que vem dirigindo com eficiência a trama “Deus e o Diabo na Terra do Sol“, quando se mantém “ileso” – e ainda ganhando afagos – do vice Luciano Duque e do cacique Inocêncio Oliveira. No final do filme, ‘Carlão’ termina sempre com a frase: “Meu fiii, se o dinheiro tiver na conta eu faço”. Bela pedida!

Melhor Filme

“Esqueceram de mim”, terror político encenado por vários atores da cena local e nacional que fizeram das obras do Mutirão um ‘balaio’ de votos, foram embora e deixaram toda a população  a ver navios.