FAROL detalha locais de ST que mais registram multas

Fotos: Celso Garcia / Farol de Notícias

Publicado às 18h20 desta quarta (28)

As câmeras de segurança do sistema de videomonitoramento de Serra Talhada estão registrando com precisão as ruas da cidade e ajudando no controle e educação no trânsito. Em entrevista ao Farol de Notícias, Célio Antunes, gestor da Superintendência de Trânsito de Serra Talhada – STTrans, detalhou o registro de multas na primeira semana de funcionamento (141 infrações / média de 15 por dia). Na oportunidade, ele também afirmou quais os pontos da cidade que tem apresentado mais irregularidades cometidas pelos motoristas e motociclistas.

“Sobre a central de videomonitoramento, trata-se de uma operação conjunta, tendo como função ordinária a fiscalização do trânsito, e como função complementar a de segurança pública. A Policia Civil, Militar, e a Guarda Municipal, já tem suas extensões da central para visualização do que corresponde à segurança. Sem falar que com a implantação do equipamento, a atual equipe do trânsito pode cobrir as áreas onde há conflito de trânsito e tráfego, mas ainda não conta com o videomonitoramento. Os locais com maior incidência são as Ruas Cirilo Xavier de Morais, Coronel Cornélio Soares, Agostinho Nunes de Magalhães, Avenida João Kehrle, Praça Dr. Sérgio Magalhães e Rua Manoel Pereira Lins”, comentou.

FAROL detalha locais de ST que mais registram multas

Rua Deputado Afrânio Ribeiro de Godoy

ARRECADAÇÃO 

A própria população serra-talhadense levantou questionamentos ao Farol sobre como será investido o valor arrecadado com as multas, se na implementação de mais sinalização, melhoria ou segurança nas vias. De acordo com Célio Antunes os valores arrecadados são variáveis e determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB para a aplicação nas melhorias no trânsito do município.

“Sobre os valores decorrentes das multas, não há como se fazer uma projeção fixa porque não se trata de uma receita certa e definida, uma vez que, existem os prazos de implantação, pagamento por parte do condutor, bem como períodos de recursos administrativos em três esferas, e ainda a repartição tributária percentual ao Estado e Município. As multas tem caráter de natureza vinculada, ou seja, a determinação legal pelo ordenamento federal é que ela seja aplicada nos casos já definidos, sobre isso o Art. 320 do CTB diz que: A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, em engenharia de tráfego, em engenharia de campo, em policiamento, em fiscalização, em renovação de frota circulante e em educação de trânsito”, ratificou Antunes, complementando:

“Para todas essas ações, o recurso tem sido aplicado conforme determina a lei: Construção de rotatórias, construção de faixas elevadas, implantação e modernização dos semáforos, talonário eletrônico, aquisição de viaturas próprias para o trânsito, sinalização horizontal e vertical, desde a manutenção até a expansão destas, avaliações e estudos técnicos sobre engenharia de trânsito para mobilidade urbana, ações educativas em escolas, órgãos de classe, comerciais e entidades civis, bem como as ações de integração nacional (maio amarelo e semana nacional do trânsito)”.

FAROL detalha locais de ST que mais registram multas

Academia das cidades Ipsep Manuel Pereira Lins x Rua João Kehrle

FAROL detalha locais de ST que mais registram multas

Rua Deputado Afrânio Ribeiro de Godoy

FAROL detalha locais de ST que mais registram multas

Rua João Kehrle na saída da BR-232

FAROL detalha locais de ST que mais registram multas

Cruzamento da Rua Manuel Pereira Lins x Avenida Afonso Magalhães