Augusto e PCFotos: Farol de Notícias/Alejandro García

Após gerar um grande número de acessos ao Farol de Notícias, a série de reportagens Histórias Perdidas, escrita pelo professor e escritor Paulo César Gomes e o repórter fotográfico Alejandro García, vai virar livro. O projeto será denominado “Histórias Perdidas: Um resgate da memória esquecida da cidade de Serra Talhada através de textos e fotografias”. A obra será publicada com o apoio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A publicação vem sendo capitaneada pelo vice-presidente da Assembleia, o deputado estadual ao Augusto César (PTB), que essa semana recebeu a dupla de exploradores em seu gabinete, em Recife.

“Evidentemente que é um projeto que merece todo a nossa atenção e da Casa Legislativa, já que trás a luz o resgate da história da nossa cidade”, disse o deputado, bastante empolgado com a ideia. Augusto disse aind que “não conheçe nenhuma sociedade desenvolvida que não preserve o seu passado”. O livro contará com 120 páginas e trará todas as fotos – algumas inéditas – e textos atualizados e revisados, além de fotos dos bastidores da pesquisa e depoimento dos leitores. O prefácio do livro será escrito pelos redatores do FAROL, Giovanni Sá e Giovanni Sá Filho.

Para Alejandro Garcia a publicação é o reconhecimento do trabalho de pesquisa e uma valorização da memória da população. Segundo Paulo César Gomes a publicação do livro tem como objetivo o registro de lendas. “E também de acontecimentos e locais que fazem parte da história da cidade de Serra Talhada e que foram esquecidos pelo tempo e pelos poderes públicos”, analisou.

Para se chegar ao resultado final do trabalho de pesquisa foram necessários mais de sete meses de pesquisa, percorrendo entre as zona urbana e rural do município, entrevistando pessoas  envolvidas com os fatos narrados e registrando tudo com lindas imagens fotográficas.  “A impressão dessa pesquisa permitirá que as futuras gerações de serra-talhadenses conheçam um pouco mais das suas origens e de sua gente”, concluiu Gomes.

O deputado serratalhadense, Augusto César, garantiu apoio ao livro do escritor

augusto e paulo cesar