A notícia de que um abaixo-assinado estaria circulando no meio rural de Serra Talhada para embargar a construção de um Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, tirou do sério o pároco responsável pela igreja de Nossa Senhora da Penha, Gilvan Bezerra. Segundo ele, um pequeno grupo de fazendeiros estaria reunindo assinaturas contrárias ao projeto social, que é uma iniciativa da igreja católica. Padre Gilvan acredita que as opiniões divulgadas no abaixo-assinado contra o projeto são baseadas em argumentos preconceituosos. 
  
“Ainda não tive acesso a este abaixo-assinado, mas fui procurado por uma pessoa que me passou este recado. Se isto for verdade, é um completo absurdo e um ato discriminatório”, disse o padre, que já notificou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Serra Talhada, sobre o tema. “Quem está à frente deste movimento poderá ser processado por discriminação”, afirmou o pároco.
 
Não ficando na defensiva, uma vez que recebeu a visita de um emissário do movimento contrário à construção do Centro de Recuperação, o padre pretende utilizar a tribuna da Câmara de Vereadores na próxima Sessão Ordinária, para pedir apoio dos parlamentares.

O projeto já se encontra em construção e deve funcionar nos moldes da Fazenda Esperança, em Arcoverde, acolhendo e tratando dependentes de drogas, principalmente vítimas do crack, que é, hoje, um flagelo social em Serra Talhada. 

 “Quando tudo estiver pronto, vamos abrigar até 20 pessoas”, disse o pároco, informando ainda que no próximo dia 10 de abril, haverá uma missa no local do projeto, que funcionará na zona rural de Juazeirinho, na Capital do Xaxado. A iniciativa também conta com o apoio do Governo Municipal e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).