Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

Dezenas de feirantes que comercializam no Pátio da Feira, no centro de Serra Talhada, estão revoltados com a ação organizada pela prefeitura. De acordo com alguns vendedores ouvidos pela reportagem do FAROL, no último sábado (3), uma equipe de vigilantes e funcionários da Secretara de Desenvolvimento Econômico, chegaram com facões por volta das 15h30 e começaram a cortar as lonas das barracas sem prévio aviso.

“Chegaram com os facões, cortaram as lonas e jogaram fora. Agora, está todo mundo no prejuízo porque vamos comercializar frutas e verduras no sol.Vamos perder. Ninguém foi avisado de nada, quem chegou encontrou só as lonas cortadas. Eles (a prefeitura) tem a gente como inimigos e agem com ignorância. É um clima de terror”, afirmou um feirante, pedindo para não ser identificado temendo represálias.

Comercializando há vários anos no local, Eunice Maria da Silva acredita que terá muitos prejuízos com a retirada das lonas. “Vamos comercializar levando sol e chuva… quem vai aguentar? Fizeram tudo sem avisar nada”, lamentou. Já Francisco Correia da Silva acredita que faltou respeito com todos os comerciantes. “Pegou todo mundo de surpresa. Não tiveram respeito com ninguém”, reforçou.

O OUTRO LADO

A reportagem conversou com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Oliveira. Ele negou que a ação tenha sido realizada de surpresa.

“O secretário-adjunto, Rafael Inácio, conversou com os feirantes e deu um prazo até sexta-feira (2) para que as lonas fossem retiradas. Ninguém foi pego de surpresa. Tivemos que fazer a operação para instalar as câmeras de segurança. Como que faremos o monitoramento com as lonas?”, questionou o secretário, afirmando que os feirantes estão abusando do espaço. “Se eles tivessem obedecendo os limites não estariam usando as lonas. Mas temos que desobstruir alguns espaços, até por orientação do Corpo de Bombeiros”, garantiu Oliveira.

Dona Eunice: “Ninguém vai aguentar levando sol e chuva”

Francisco Silva: “Não tiveram respeito com ninguém”