Por Adriano Pádua, Especial para o FAROL

O resultado do estudante Gian Valôes, 23,  ter deixado a cidade de Mirandiba, no sertão do Estado, para estudar em Recife veio na forma de cinco aprovações no curso de Medicina. Foram quatro anos de dedicação aos estudos, alimentando o sonho de ser médico, e vencendo o desafio de viver na capital onde encontrou moradia e assistência na Casa do Estudante de Pernambuco.

Em Pernambuco, Gian foi aprovado em Medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Também garantiu vaga no mesmo curso na Bahia (Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS), em Santa Catarina (Universidade Federal da Fronteira do Sul – UFFS) e em Goiás (Unievangélica).

estudanteO estudante também está cotado para ser aprovado na Universidade de Pernambuco (UPE) onde ocupa o quarto lugar na lista dos candidatos que podem ser remanejados. Gian atribui o excelente desempenho a uma maratona que chegava a dez horas de estudo por dia.  “Meus amigos dizem que eu tenho muita disciplina. Então foi a disciplina mesmo que me ajudou” explica Gian.

A lição da importância dos estudos ele aprendeu dentro de casa com a mãe professora aposentada e com o pai também professor em atividade na rede municipal de Mirandiba. Gian estudou até o Ensino Médio na escola estadual Francisco Pires para depois trocar a terra natal pelo Recife. “Minha mãe foi minha professora de redação quando ainda ensinava. Desde pequeno, eles sempre me estimularam a ler e a estudar” conta.

O estudante ainda não decidiu em qual universidade vai cursar Medicina, mas essa decisão, segundo ele, deve ficar entre a UFPE, a UNIVASF e a possível vaga na UPE .

Além dele, outros oito sócios da Casa do Estudante de Pernambuco passaram no curso de Medicina nos vestibulares da UFPE e da UPE os mais concorridos do Estado.