Fernando Pessoa morre no Recife

Fernando Pessoa, ex-deputado estadual e ex-presidente do Sport Club do Recife (imagem de arquivo) — Foto: TV Globo/Reprodução

Por G1 Pernambuco

 

Morreu na noite desta terça-feira (25) o promotor de justiça aposentado e ex-deputado estadual Fernando Pessoa, aos 70 anos. Ele estava internado no Hospital Português, no Recife, desde o mês de março, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

O velório acontece das 10h às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Fernando Pessoa deixa esposa, três filhos e quatro netos.

Fernando Pessoa foi filiado ao MDB, empossado deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 1988 e em 1989 assumiu como secretário da Casa Civil no segundo governo de Miguel Arraes.

Nos anos de 2001 e 2002, foi presidente do Sport Club do Recife. Também presidiu o Conselho Deliberativo do clube em 2018. Por nota, o Sport decretou luto oficial de três dias e destacou as décadas de serviços prestados aos clube por Fernando.

O ex-procurador geral do estado Izael Nóbrega lamentou a morte do amigo. “Era uma grande figura. Assumiu como deputado em 1988 e logo em seguida foi nomeado secretário da Casa Civil. Era amigo de todo mundo. Sinto muito o falecimento”, disse.

Amigos, os dois torciam por times de futebol diferentes. “Ele jogava como goleiro, torcedor do Sport, e eu sou tricolor. Mas isso não arranhava a amizade”, completou Izael.

Já o ex-deputado estadual Carlos Porto, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi contemporâneo de Pessoa na Assembleia Legislativa.

“Ele era do MDB e eu era do PDS. Fui líder da oposição na época e lembro de Fernando como uma pessoa de fácil acesso, de boa convivência e bom embasamento cultural, jurídico e de conhecimentos gerais. Sempre desempenhou o mandato com capacidade e dedicação. Só temos a lamentar sua perda, pela pessoa que ele foi”, afirmou Porto.