Da assessoria

Após dois anos sem programação junina por força da Covid-19, a Secretaria de Turismo e Eventos do Município de Flores, no Sertão Pajeú, deu nome ao evento mais esperado do ano, o São João das Tradições, que além das apresentações musicais, já está sendo enriquecido com atividades culturais durante todo o período junino, finalizando no dia 24/06, a partir das 14h, com o maior Festival do Carro de Boi do Brasil, que tem como objetivo fazer referência a um dos transportes mais antigos do homem do campo, utilizado em diversas atividades rurais.

Para receber os carreiros, a administração vai montar uma mega estrutura para acomodar o público, jurados, autoridades e imprensa. Na última edição, cerca de 7 (sete mil) pessoas prestigiaram o evento, e para garantir a segurança da população, a administração municipal vai contar com o apoio de dezenas de vaqueiros e policiais do Batalhão de Trânsito, posicionados em todas as ruas por onde passará o desfile e no local reservado para o corpo de jurados que vão avaliar a indumentária, horário e originalidade.

Para garantir a tranquilidade dos animais e minimizar o cansaço, a Secretaria de Agricultura está preparando um local com água e comida.

“Uma das nossas prioridades é cuidar bem do personagem principal deste evento que é o boi, e para isso estamos ampliando e melhorando ainda mais o local de concentração com a garantia de água, comida e um descanso adequado”, explicou Ulisses Ferreira – Secretário de Agricultura.

Na última edição mais de 120 (cento) vinte carreiros desfilaram pelas principais ruas do município, com decorações que retratam a cultura nordestina, como o São João, agricultura e o vaqueiro; além de outros temas como segurança, saúde e futebol.

O agricultor José da Silva Furtuoso que vem participando do festival, disse que sempre procura enfeitar o carro “com coisas da roça”.

Veja também:   Registro de armas pessoais dispara quase 500% sob governo Bolsonaro

O valor total da premiação soma R $10.800,00 (dez mil e oitocentos) e cada participante receberá R $100,00 (cem reais) por participação. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Agricultura.