Dezenas de trabalhadoras rurais, mobilizadas pela Fetape, estarão presentes, nesta quarta-feira (6), à solenidade de entrega de unidades móveis de enfrentamento à violência contra a mulher do campo, doadas pelo Governo Federal ao Governo do Estado, a partir de uma reivindicação da 4ª Marcha das Margaridas, em 2011, coordenada pelo Movimento Sindical Rural. O evento, que será no Centro de Convenções, às 16h, contará com a presença da Ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.

Os ônibus, que integram o Programa Mulher – viver sem violência, do Governo Federal,  irão prestar atendimento, de forma itinerante, às mulheres vítimas de violência, e também realizarão ações preventivas, como palestras e distribuição de material educativo.

Na última reunião do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), a diretora de Políticas para as Mulheres da Fetape, Maria Severina de França, pautou questões relacionadas com o funcionamento das unidades móveis. “Eu propus a construção, de forma coletiva, de um plano operativo, reunindo representantes e apoiadoras da Marcha das Margaridas, para que seja orientada a composição das equipes de atendimento e o funcionamento do serviço, de acordo com a realidade das mulheres que irão utilizá-los”, explicou.

As 54 unidades móveis que serão distribuídas em todo o Brasil devem encontrar uma demanda intensa por atendimento. De acordo com dados da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, dos dois mil atendimentos feitos pelo disque-denúncia, nos primeiros seis meses de 2013, quase 7%  foram de casos de violência contra mulheres da área rural.