cristiane-brasilA deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) anunciou neste sábado (9), por meio da assessoria, que vai disputar a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. A parlamentar fluminense, que é filha do delator do mensalão Roberto Jefferson, é a primeira mulher a lançar candidatura para o cargo que ficou vago com a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Cristiane Brasil chegou a ser presidente nacional do PTB por um ano e meio. Ela assumiu a função em dezembro de 2014, quando Roberto Jefferson foi preso no regime semiaberto por conta da condenação no processo do mensalão.  A pena de Roberto Jefferson foi perdoada em março deste ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com base no decreto presidencial do indulto natalino. Ele reassumiu a presidência do PTB em abril.

O substituto de Cunha assumirá o comando da Câmara em um “mandato-tampão” até fevereiro, quando será realizada nova eleição para um mandato de dois anos. De acordo com a assessoria de imprensa, Cristiane Brasil tentará buscar votos da bancada feminina da Câmara, do bloco chamado “centrão” e de parlamentares do PSDB.

Do G1