Filho de Lula vai receber indenização por conta de grampo autorizado por Moro

Do JC Online

O filho do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fábio Luís Lula da Silva, vai receber R$ 60 mil da União em indenizações por danos morais devido à conversas grampeadas pela Operação Lava Jato dele e sua esposa, Renata de Abreu Moreira, com amigos e familiares. As informações são da coluna da jornalista Mônica Bérgamo.

Os grampos foram autorizados, na época, pelo então juiz Sérgio Moro (União Brasil). De acordo com a juíza Ana Lucia Petri Betto, da 6ª Vara Cível Federal de São Paulo, que considerou que a divulgação das conversas em 2016 foi ilegal e “nada tinham a ver com as investigações”.

Em trecho da sentença, a juíza afirmou que o fato das conversas terem sido divulgadas na imprensa implicou em “verdadeira mácula à personalidade” de Fábio e sua esposa, “transcendendo o mero aborrecimento”.

A juíza também lembrou na sentença que houve “afastamento de pessoas próximas” de Renata, esposa de Fábio, e que ela passou ter “condutas de medo e ansiedade”, além de ataques ao filho do casal.

Sobre o caso

Os grampos foram divulgados no dia 16 de março de 2016, mesmo dia em que Lula tinha sido anunciado Ministro da Casa Civil do Governo Dilma Rousseff (PT).

Logo depois, o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu tal nomeação e houve uma desestabilização do governo. As conversas autorizadas por Sérgio Moro, na época, eram falas de Fábio com sua mãe, Marisa Letícia, ex-esposa de Lula, falecida em 2017.

Na época, houveram panelaços em alguns estados do país e as pessoas que protagonizavam os atos, segundo Marisa, eram chamados de “coxinhas”.

Filho de Lula provoca filhos de Bolsonaro nas redes sociais

Recentemente Luis Cláudio usou as redes sociais para provocar os filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL). Carlos Bolsonaro e Flávio Bolsonaro foram alvos de piadas do filho do petista.